A literatura de autoria feminina presente nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa do ensino médio adotados nas escolas públicas no município de Osório/RS

Autores:

  • Luciane Senna Ferreira (Orientador)
  • Pâmela Pereira Pinho (Autor)
  • Julia Ferri Pinto (Autor)

Ano: 2019

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Linguística, Letras e Artes

Resumo:
O presente projeto de pesquisa pertence ao grupo ELLOS (Estudos Linguísticos e Literários), do curso de Letras do IFRS – campus-Osório, inserido na linha de Perspectivas Interdisciplinares dos Estudos Literários e vincula-se ao Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (NEPGS-Osório). Visa mapear a presença/ausência de autoras de literatura, textos/obras e quantitativo feminino/masculino presentes no Livro Didático de Língua Portuguesa (LDLP) escolhidos/recebidos pelas escolas do ensino médio no município de Osório, buscando averiguar se estão de acordo com as orientações do Plano Nacional do Livro Didático (PNLD) sobre pluralidade e diversidade, contribuindo, assim, para formação dos sujeitos na dimensão da aprendizagem humana, social e cidadã para equidade de gênero. O direcionamento desta pesquisa partiu da demanda observada pelo NEPGS a partir de uma série de ações realizadas desde 2014 e das problematizações elencadas pelas/os discentes de Letras sobre cânone literário, ensino, livro didático e autoras no ensino da Literatura Brasileira. Apresenta ineditismo, sobretudo a investigação proposta, pois a pesquisa sobre temática de gênero é incipiente tanto no campus quanto na comunidade osoriense. Adota neste momento procedimento analítico quantitativo de cunho exploratório, para geração de dados e aprofundamento da investigação, em 2020, quando empregará aporte metodológico de cunho qualitativo. O objetivo central, nesta etapa, foi coletar dados a partir do levantamento documental dos LDs adotados pelas escolas nos últimos três anos; do corpus que possuem relação com a literatura; e do mapeamento das/os autoras/es e respectivas produções presentes nos LDs. Dados fundamentais para o segundo ano do projeto, que possui como objetivo analisar o corpus levantado, verificando a representatividade das escritoras e investigando a sua (in)visibilidade no ensino de literatura no município. Com parte dos dados levantados até o momento, percebe-se que os LDs utilizados apresentam baixa presença de escritoras, contrariando as orientações do PNLD quanto à perspectiva de gênero em relação ao trabalho com a literatura, o que aponta para necessidade da continuidade e ampliação desta pesquisa na abordagem da temática de gênero e educação.

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