Identificação da interdisciplinaridade e da indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão no currículo do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do IFRS - Campus Porto Alegre

Autores:

  • Aline Silva De Bona (Orientador)
  • Luiz Felipe Velho (Autor)

Ano: 2019

Nível de Ensino: Pós-Graduação

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas

Resumo:
A indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão é a base dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia e, conforme alguns autores, a indissociabilidade somente se efetiva através da interdisciplinaridade. Além disso, verifica-se como alternativa didática, para a realização da interdisciplinaridade, a pedagogia de projetos. No entanto, poucos são os trabalhos acadêmicos que tratam da indissociabilidade e da interdisciplinaridade em cursos tecnológicos da área ambiental. Diante do exposto, o objetivo deste trabalho é analisar elementos que demonstrem a efetivação da indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão e da interdisciplinaridade no currículo do Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Porto Alegre. Para tanto, foi realizada uma pesquisa documental acerca da legislação vigente para os cursos tecnológicos, da revisão teórica para a elaboração da pesquisa, da formação acadêmica do corpo docente e dos registros institucionais referentes ao curso superior e ao conjunto de disciplinas Projeto Integrador. Após a análise documental, foram identificadas atividades de pesquisa e de extensão que ocorrem nas atividades das disciplinas Projeto Integrador I, II, III e IV, acompanhadas de registros de projetos de pesquisa e de extensão que apoiam as atividades de ensino. Não obstante, o corpo docente que atua nas disciplinas anteriormente citadas tem formação em quase a totalidade das áreas do conhecimento elencadas pelo CNPq. Esses docentes atuam simultaneamente nas turmas, evidenciando uma prática interdisciplinar, através de projeto que, como dito anteriormente, apresenta indissociabilidade em sua concepção. Assim, conclui-se que efetiva-se a indissociabilidade ensino, pesquisa e extensão, bem como a interdisciplinaridade, no Curso Superior de Tecnologia em Gestão Ambiental.

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