Oficinas de Matemática: Revisando e aprendendo conceitos do Ensino Fundamental

Autores:

  • Henrique Da Silva De Andrades (Autor)
  • Davi GonÇalves Kaipper (Autor)
  • Elisa Daminelli (Orientador)
  • Pamela Rech Pioner (Autor)

Ano: 2019

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Exatas e da Terra

Resumo:
Diante da constatação da fragilidade e inconsistência nas habilidades e conhecimentos dos alunos do ensino médio na área das exatas, verificou-se a necessidade de realizar atividades extraclasse com o intuito de contribuir para solucionar este problema. Visa-se retomar assuntos do Ensino Fundamental da disciplina de Matemática nos quais os estudantes apresentam dificuldades e, por isso, atrapalham o processo de aprendizagem de novos conteúdos e conceitos. Muitos alunos têm dificuldade em aprender os elementos de Matemática, e de outras disciplinas nas áreas exatas como a Física do Ensino Médio, por não terem uma estrutura de conteúdos básicos bem formada, especialmente em Matemática. Pretende-se desenvolver o estudo dos conteúdos selecionados a partir de uma postura mais dinâmica e menos tradicional em relação à sala de aula, através do uso de jogos e materiais práticos, e atentando a um discurso menos conteudista e mais adaptativo, assim como selecionar conteúdos que os alunos tenham interesse por terem maior dificuldade neles. As atividades são realizadas no turno da tarde com estudantes dos 2º anos do Ensino Médio Integrado do IFRS Campus Osório. Nos encontros já realizados, notamos que os alunos presentes estão demonstrando mais interesse pelas atividades de Matemática e as estão entendendo e aprendendo melhor com a nova abordagem. Esperamos, até o fim do ano, tratar de diversas habilidades com os participantes do projeto, ajudando-os a criar uma base bem estruturada em Matemática para facilitar o seu aprendizado durante os anos seguintes no Ensino Médio.

Baixar arquivo PDF