ENSINO TÉCNICO INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO: MUNDO DO TRABALHO X MERCADO DO TRABALHO

Autores:

  • Alexandre Ricardo Lobo De Sousa (Orientador)
  • Marli Pettenon Dos Reis (Autor)

Ano: 2019

Nível de Ensino: Pós-Graduação

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Humanas

Resumo:
Este trabalho apresenta parte teórica de uma pesquisa no campo educacional sobre duas propostas pedagógicas dos Cursos Técnicos integrados ao ensino médio das seguintes Instituições de ensino público: Instituto Estadual Riachuelo/Capão da Canoa e Instituto Federal de Educação do Rio Grande do Sul/Campus Osório. O objetivo da pesquisa almeja verificar e analisar as duas propostas pedagógicas e discutir para qual campo conceitual executam suas propostas: se para formar pessoas para o mercado de trabalho ou para o mundo do trabalho. As mudanças do mundo do trabalho geram novas demandas de formação e as instituições esforçam-se para atender essas demandas, ao mesmo tempo que perseguem ideais de educação pública de qualidade. Na revisão bibliográfica podemos inferir diferenças consideráveis nos dois campos conceituais. A concepção de formação para o mundo do trabalho possui uma dimensão social, para além do tecnicismo com foco mais definido na formação de trabalhadores-cidadãos. A concepção para o mercado de trabalho apresenta objetivos mercadológicos baseados em processos produtivos vigentes, com ênfase em desenvolvimento de certas competências, foco no tecnicismo e ideais de eficiência e eficácia mais marcantes. Os teóricos que embasam esta pesquisa são Acácia Kuenzer, Gaudêncio Frigotto, Dermeval Saviani, Pablo Gentilli, Arnaldo Antunes, Antônio Gramsci, Paulo Freire, Edgar Morin, entre outros. Inicialmente, realizou-se, além da pesquisa bibliográfica, análise documental das duas propostas pedagógicas das instituições, que revela diferenciação de campos conceituais. O trabalho visa seguir a investigação da realidade através de pesquisa de campo em forma de questionários e entrevistas, o que não foi realizado neste momento da pesquisa, pois está em construção. A atuação profissional docente exige constante busca pelo conhecimento e, neste sentido, considerando a educação como campo aberto de novos saberes, é que essa discussão torna-se pertinente e necessária.

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