Desafios de um bolsista frente ao projeto Música na Escola

Autores:

  • Marco Antonio Barbosa Silva Júnior (Autor)
  • Carlos Pinheiro Da Rocha (Autor)
  • Agnes Schmeling (Orientador)
  • Júlia Gomes (Autor)

Ano: 2019

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Extensão - Educação

Resumo:
Desafios de um bolsista frente ao projeto Música na Escola Autor(es): Carlos Pinheiro da Rocha, Júlia Gomes da Silva e Marco Antonio Barbosa Silva Júnior Orientador(a): Agnes Schmeling O projeto de extensão ‘Música na escola: práticas e reflexões’ está vinculado ao programa ‘Música no IFRS, Campus Osório’ e tem por objetivo ofertar a educação musical em escolas públicas do litoral norte. Desde 2016 o projeto atende a Escola Estadual Quilombola de Ensino Médio Santa Teresinha de Morro Alto/Maquiné - RS proporcionando o aprendizado de instrumentos musicais (violão, flauta doce e percussão) aos alunos do 7° ao 9° ano do Ensino Fundamental por meio de oficinas semanais, que ocorrem nas terças-feiras das 8h às 10h, ministradas pelos bolsistas do projeto. Durante estes 4 anos o projeto já atendeu cerca de 250 alunos e a escola clama por sua continuidade uma vez que concorda que a música deve fazer parte da educação básica. Em 2019, a equipe que desenvolve o projeto é formada por 7 bolsistas PIBEX, uma estudante voluntária, a professora de música do campus e atende a 56 alunos. Como bolsistas frente a este projeto encontramos muitos desafios os quais queremos retratar e refletir neste trabalho. São eles: traslado para participação no projeto, conhecer e interagir com alunos e docentes da escola, organizar um grande grupo, ser guia/modelo frente aos participantes, aprender a trabalhar em dupla/equipe, respeitar e ser respeitado, exercer uma postura de ‘professor’, cativar a atenção dos alunos, dialogar com direção da escola, planejar e avaliar as oficinas, ter conhecimento musical apropriado além da autoavaliação como monitores, entres outras inquietações. Como resultados parciais percebemos que, para bom andamento do projeto, como no quesito traslado, diálogo com escola e organização logística, planejamento e avaliação, é importante aprender a trabalhar em equipe (escola/prefeitura/IFRS), frente ao respeito, liderança, responsabilidade, interação, cada um precisa buscar isso em si e diante dos conhecimentos musicais básicos é importante estudar e praticar constantemente. Perante a estes desafios percebemos que participar em um projeto destes nos amadurece em relação a vida pessoal, musical e profissional.

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