As aventuras do gentleman Sherlock Holmes e do chantagista Milverton: uma abordagem literária e cultural no ensino-aprendizagem de inglês no ensino médio

Autores:

  • Mateus Da Rosa Pereira (Orientador)
  • Maiara Dalpiaz Dos Santos (Autor)
  • Paula Pelissoli Pereira (Autor)

Ano: 2019

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Linguística, Letras e Artes

Resumo:
Quando pensamos a respeito do ensino de inglês, não há como dissociar dele algo que está intrinsecamente ligado à língua: a cultura. Conforme Brown e Lee (2015, p. 157), a cultura é extremamente importante na aprendizagem de uma língua estrangeira, e, ao ensiná-la, o docente deve estar ciente dos elementos culturais incorporados na prática da linguagem. Nesse contexto, foi desenvolvido um plano de aula com o conto “Charles Augustus Milverton”, de Arthur Conan Doyle (DOYLE, 1904), o qual explorou, com atividades de reading, speaking e listening, o conceito de “gentleman” atribuído ao personagem Sherlock Holmes, fazendo um contraponto com a ideia de “blackmailer” atribuída ao vilão que dá título ao conto. O conceito de “gentleman” está associado a práticas e comportamentos sociais e culturais enraizados na história. Segundo Bernard (1994), o surgimento desse conceito na cultura inglesa apresenta uma relação cultural e histórica com o reinado da rainha Vitória, pela confiança que transmitia à população da Grã-Bretanha em sua expansão geopolítica. Assim como a figura da rainha, Sherlock Holmes é apresentado ao leitor como um personagem digno de confiança de seus clientes e que não desaponta as expectativas sociais. Do ponto de vista metodológico, este trabalho estabelece um elo entre elementos literários e culturais, de um lado, e tópicos linguísticos, de outro. Assim, foram explorados os verbos modais de obrigação e de especulação (HEWINGS, 2005; SWAN, 1996), já que os primeiros apresentam estreita relação com o conceito de expectativas sociais, enquanto os segundos estão intimamente ligados ao gênero de detetive. O presente trabalho tem como objetivo principal tecer reflexões a respeito das aulas desenvolvidas e aplicadas na disciplina de inglês em duas turmas do curso de Informática Integrado ao Ensino Médio do IFRS - Campus Osório, tematizadas a partir de elementos da cultura britânica identificados no referido conto. Além disso, pretende-se avaliar em que medida essa proposta pode contribuir para um ensino mais efetivo de inglês no ensino médio. Os resultados sugerem que o trabalho desenvolvido a partir de tópicos que integram língua, cultura e literatura pode promover um aprendizado mais significativo e contextualizado da língua estrangeira no ensino médio.

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