Plantão + Educação Física: uma proposta de movimento e integração no campus Osório

Autores:

  • Marcelo Vianna (Coorientador)
  • Mariana Afonso Ost (Orientador)
  • Pedro Ferreira Pintanel (Autor)

Ano: 2019

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências da Saúde

Resumo:
Este trabalho tem como objetivo relatar a proposta intitulada “Plantão + Educação Física”. A atividade visa proporcionar aos estudantes do Ensino Médio Integrado do Campus Osório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul, práticas de atividade física e de lazer no turno inverso das aulas. Ela se vincula ao Programa de Ensino “+ Educação Física”, que tem como objetivo desenvolver projetos e ações voltados à cultura corporal de movimento, buscando ampliar as vivências oferecidas pelo componente curricular Educação Física na instituição. O caráter inovador do “Plantão + Educação Física” encontra-se no fato de oferecer, no turno inverso, atividades ao ar livre, com caráter recreativo e que contemplem os estudantes dos terceiros e quartos anos, os quais relatam carência de atividades dessa natureza, visto que na matriz curricular dos cursos, o referido componente não é oferecido. A proposta começou no início do segundo semestre letivo deste ano. Foi realizada divulgação no site e nas redes sociais do campus, bem como os bolsistas do programa fizeram a divulgação nas suas redes sociais. Desde então, as atividades do plantão ocorreram em seis turnos durante a semana, três pela manhã e três pela tarde, tendo seis bolsistas responsáveis pela montagem da estrutura, promoção das atividades e ficarem à disposição dos estudantes, estimulando-os para a prática. As modalidades desenvolvidas até então foram Frisbee e Badminton. Como resultados preliminares, constata-se que os estudantes aceitaram bem a proposta, visto que a participação é crescente. Em média, participam de 15 a 20 estudantes por encontro. Nota-se que aqueles que normalmente apresentam inseguranças ao se inserirem no contexto esportivo, especialmente em caráter competitivo, mostram-se mais à vontade, pois os plantões ocorrem de forma descontraída e sem cobranças. Por fim, conclui-se que os estudantes são carentes de um espaço no qual possam descontrair-se e inserir-se em atividades físicas sem nenhum tipo de pressão ou competitividade, sendo esperado que, até o final do ano, a proposta se fortaleça e se consolide como prática permanente, envolvendo cada vez mais estudantes.

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