A evasão nos cursos de extensão no IFRS: análise dos dados referentes ao Programa “Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão do Campus Caxias do Sul”

Autores:

  • Manuela Damiani Poletti Da Silva (Orientador)
  • Luiza Todeschini Vieira (Autor)

Ano: 2019

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Extensão - Educação

Resumo:
Evasão escolar é o ato de deixar de frequentar as aulas, ou seja, abandonar o ensino em decorrência de qualquer motivo. Em 2013, a PNUD (Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento), indicou que o Brasil, com a taxa de 24,3%, tem a terceira maior taxa de abandono escolar entre os 100 países com maior IDH. A problemática também é evidenciada nos cursos ofertados pelo Núcleo de Ensino de Línguas em Extensão do IFRS Campus Caxias do Sul. O Núcleo foi criado tendo por objetivo oferecer cursos de línguas, especialmente de Língua Inglesa e de LIBRAS, atendendo às necessidades da comunidade interna e externa do Campus. Reconheceu-se os diversos problemas que a evasão gera aos cursos ofertados e sucessivamente para o projeto. Desta forma, identificação das possíveis causas da evasão, bem como a gestão de informações sobre esse panorama é imprescindível. A pesquisa teve o objetivo de avaliar o cenário da movimentação dos alunos dos cursos oferecidos pelo NELE, ao que se refere à evasão nos cursos de Libras e Língua Inglesa - Move On! Inglês na Comunidade. Para a obtenção de dados realizou-se pesquisas bibliográficas sobre evasão em instituições, universidades e cursos públicos; aplicação de questionário online para os inscritos no curso Move On! - Inglês na Comunidade no ano de 2018 e no atual; comparação dos dados de inscritos e concluintes do curso de Libras no ano anterior. No ano de 2018, o curso de Língua Inglesa atingiu o total de noventa e quatro inscritos, porém em cerca de cinco meses de curso, apenas 53,2% dos inscritos continuavam a frequentar o mesmo. As principais razões que levaram a desistência do curso foram apontadas como sendo: o trabalho e compromissos com a empresa; o tempo destinado a atividade; a troca de semestre na faculdade ou universidade; e problemas de saúde. Deparando-se com estes dados alarmantes de evasão, conclui-se a necessidade de expandir o estudo, em busca de compreender melhor os motivos para que a mesma aconteça, pois trata-se de insumo básico para a tomada de decisão no que diz respeito às atividades promovidas pelo Núcleo de Línguas.

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