DESCOBRINDO LITERATURA, FAZENDO CINEMA E PENSANDO ARTE: MEU PRIMEIRO FILME NA ESCOLA.

Autores:

  • Eliane Borges Lundin (Autor)
  • Ana Maria Bueno Accorsi (Orientador)
  • Rosemari Oliveira Rodrigues (Autor)

Ano: 2019

Nível de Ensino: Pós-Graduação

Área do Conhecimento: Pesquisa - Linguística, Letras e Artes

Resumo:
A proposta tem como tema a Formação do Leitor e a Mediação de Leitura e visa promover a discussão sobre a necessidade de elaborar e executar projetos e atividades que privilegiem o despertar do letramento literário. O objetivo principal é apresentar um projeto de leitura realizado no Ensino Médio a partir do letramento literário e explanar como esse processo tornou-se significativo para os estudantes no que se refere ao desenvolvimento das diferentes linguagens. Como objetivos específicos espera-se que os alunos possam aprender sobre as diferentes linguagens presentes no cinema; estimular os alunos do Ensino Médio a lerem e a escreverem histórias que poderão virar roteiros; desenvolver o senso crítico e estético dos alunos no que se refere à Arte e a Literatura no cinema; produzir um curta metragem de acordo com as ideias dos alunos e da orientação da professora; montar uma sessão de cinema na escola. Não basta aprender a utilizar a linguagem como meio de expressão, mas desenvolver habilidades que possibilitem a argumentação e o pensamento crítico dos indivíduos enquanto usuário dessa língua nas diversas situações vivenciais é fundamental. Para entender a leitura como processo de transformação e como facilitadora do processo de aprendizagem alguns pressupostos teóricos são utilizados Zilberman (1988); Cândido (1985); Cosson (2011); PCNs (2001); PETIT (2009), GERBASE (2012). Segundo Umberto Eco o cinema é a mais poderosa máquina de contar mentiras que a humanidade já criou. Assim como na Literatura a linguagem do cinema é feita por uma série de convenções que as pessoas compartilham e entendem. A Arte, a Literatura e o Cinema estão conectados porque levam a fantasia ao contar histórias da vida real e ficcional, elas estão nos livros, nos documentários, ou nos filmes onde a realidade parece estar capturada pelo papel ou pela tela (GERBASE, 2012). Como resultado parcial destaca-se o envolvimento dos alunos e a leitura do livro “Meu primeiro Filme” de Carlos Gerbase, além das leituras realizadas ainda nesse trimestre relacionadas a Literatura e ao Cinema. A partir da prática de ensino, envolvendo Linguagens e as Artes nos Contextos Educacionais, busca-se contribuir para formação de discentes.

Baixar arquivo PDF