Desenvolvimento da habilidade de leitura em Inglês no 6º ano do Ensino Fundamental

Autores:

  • Isabel Cristina Tedesco Selistre (Orientador)
  • Luciane Beatriz Strzykalski (Autor)

Ano: 2019

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Linguística, Letras e Artes

Resumo:
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para o ensino fundamental, homologada em 20 de dezembro de 2017, propõe para o eixo de leitura em língua inglesa o desenvolvimento de estratégias de leitura (que possibilitem tanto a compreensão geral quanto a compreensão de informações específicas de um texto); práticas de leitura e construção de repertório lexical (que incluem conhecer a organização de um dicionário bilíngue (impresso e/ou online) para construir repertório lexical e explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para compor repertório lexical na língua inglesa); e atitudes e disposições favoráveis do leitor (compartilhando suas ideias sobre o que o texto informa/comunica). Partindo das orientações desse documento, nosso projeto visa sistematizar atividades de leitura que propiciem ao aluno do 6º ano a incrementação de estratégias de leitura, a ampliação de vocabulário e a consolidação de estruturas gramaticais. Optamos pelo 6º ano por acreditarmos que se o aluno aprender a compreender textos e a extrair todo o conhecimento lexical e gramatical possível dos mesmos desde o primeiro ano escolar que tiver contato com a língua inglesa, seu aprendizado nas séries posteriores será bastante facilitado, uma vez que já desenvolveu autonomia para lidar com material escrito. Para atingir o objetivo proposto, seguiremos a seguinte metodologia: (a) levantamento de referencial teórico sobre ensino de leitura; (b) elaboração de critérios para selecionar os textos a serem utilizados com turmas de 6º ano; (c) coletânea de textos online com base nos critérios estabelecidos na etapa anterior; (d) organização das atividades de leitura. Como resultados parciais, temos a testagem das atividades desenvolvidas em um texto amostra, comprovando ser possível a aplicação da proposta. Diante dos resultados positivos na aplicação do texto amostra, passaremos a organizar um arquivo online com mais 10 textos que será disponibilizado para consulta de escolas públicas.

Baixar arquivo PDF