ComunicAção: desafios e conquistas para ampliar e qualificar os instrumentos de comunicação do Campus Osório

Autores:

  • Bruno Serra Acosta (Coorientador)
  • Gabriela Silva Morél De Oliveira (Orientador)
  • Gabriela Hahn Pedroso (Autor)

Ano: 2019

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Extensão - Comunicação

Resumo:
No âmbito das instituições públicas, a comunicação é ferramenta essencial para pautar suas ações pela transparência e ética e, consequentemente, formar uma imagem positiva perante seus públicos. Por conta disso, os setores de Assessoria de Comunicação e de Audiovisual do Campus Osório, que são conduzidos pela jornalista Gabriela Morél e pelo técnico em audiovisual Bruno Acosta, criaram em 2016 o projeto de extensão “ComunicAção: do campus para a comunidade”, atuando como orientadores do mesmo. O objetivo do projeto é divulgar conhecimentos e ações produzidas pelas áreas de ensino, pesquisa e extensão, bem como por setores e núcleos, por meio de programas de vídeo com divulgação pela internet. Em quatro edições do projeto, muitos programas foram criados para alcançar os objetivos propostos. Porém, nem todos tiveram continuidade por encontrar desafios a sua produção e/ou realização. Atualmente integra o ‘ComunicAção’ três programas: Campus Osório Notícias, EEPA e Café com Pipoca. O Campus Osório Notícias é produzido desde o início do projeto, contemplando atividades, eventos e ações em vídeos informativos que relatam o quê e como aconteceram os fatos. O EEPA (Ensino, Pesquisa e Extensão em Ação) é um espaço onde bolsistas de projetos oriundos do tripé ensino-pesquisa-extensão explicam o objetivo, a justificativa, a metodologia e os resultados dos mesmos. O Café com Pipoca é uma proposta de entretenimento, apresentando de forma dinâmica e descontraída filmes, séries e jogos que fazem sucesso no meio juvenil. Todos os programas são divulgados no Facebook do projeto e no canal do YouTube do campus. A novidade de 2019 é a criação de um perfil na rede social Instagram, que possui grande utilização por adolescentes e jovens - maioria dos estudantes do campus e, consequentemente, do público do ‘Comunicação’. Os vários formatos disponíveis para divulgação dos conteúdos têm tornado possível um contato mais próximo e descontraído entre instituição e comunidade. O que esse trabalho busca é mostrar a trajetória do projeto e das suas ações criadas e utilizadas, que ampliaram e qualificaram os instrumentos de comunicação da instituição, contribuindo para o aumento da visibilidade do Campus Osório e reforçando positivamente sua imagem e reputação.

Baixar arquivo PDF