Autores:
Ano: 2019
Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico
Área do Conhecimento: Extensão - Educação
Resumo:
O projeto de extensão “Coletivo de debate em foco: gênero, sexualidade e
educação”, vinculado ao “Programa de Ações do NEPGS: educação para a
diversidade de gênero e sexualidade” (PRO-NEPGS), ambos desenvolvidos pelo
Núcleo do campus Osório, promove discussões articuladas entre ensino, pesquisa,
extensão e ações pedagógicas que debatem e oportunizam aprendizagens em
relação a temas como desigualdade de gênero, LGBTfobia, violências e direitos
humanos. O projeto foi elaborado a partir de demandas locais que almejam
aprofundar estas discussões em contexto educacional envolvendo a comunidade
externa, buscando produzir atividades de interação que possibilitem a experiência
do debate sobre as relações de gênero e sexualidade, que ultrapassassem o
conceitual/teórico e as evidenciem como parte integrante da constituição e vivência
coletiva, rompendo, assim, com ações isoladas que se desgastam por serem
solitárias. O objetivo central foi criar ambientes acolhedores de aprendizado e de
problematização das temáticas, articulados com a educação e os direitos humanos,
através de debates entre o corpo estudantil, servidores/as e comunidade externa,
construindo experiências educativas e espaços de respeito às diferenças. As ações
foram previamente definidas entre as participantes do projeto, buscando como norte
temas para os quais existam datas nacionais e internacionais que os marquem. Até
o momento, os seguintes eventos foram realizados: Mulheres na política: a
importância e os desafios da representatividade e legitimidade nos espaços de
poder, abordando dados e experiências sobre a participação feminina no cenário
político brasileiro; Sexualidade e Homofobia nas Relações de Trabalho, no dia
internacional de combate à LGBTfobia, em que convidada e convidado
compartilharam suas experiências no mercado de trabalho e desafios enfrentados
ao assumirem-se como lésbica e gay; A Luta da Comunidade LGBT+ no Ambiente
Escolar, em alusão ao Dia do Orgulho LGBT+, tratando sobre a luta histórica da
comunidade e as dificuldades que enfrentam em ambientes de saúde. Para
acompanhar os impactos e o alcance do projeto, ao final de cada ação foi aplicado
ao público presente um instrumento avaliativo, os quais apontaram que os objetivos
estão sendo atingidos, demonstrando que o projeto tem contribuído
significativamente para a desconstrução de preconceitos.