O uso de literaturas de Língua Inglesa em um livro didático do ensino médio do IFRS - Campus Osório

Autores:

  • Mateus Da Rosa Pereira (Orientador)
  • Clarice Maria De Souza Portela Germann Teixeira (Autor)

Ano: 2019

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Linguística, Letras e Artes

Resumo:
A literatura é um dos principais produtos de cultura que possuímos, já que, com ela, a língua é utilizada em seu potencial mais poético. Todavia, quando a observamos no contexto do ensino de Língua Inglesa (LI), a literatura é pouco utilizada como um recurso didático. As discussões acerca do uso da literatura no ensino de línguas ainda são motivo de debate e pesquisa, principalmente por conta da preocupação em relação à inserção desse tipo de arte no ensino de línguas sem que haja uma perda artística e cultural. No que diz respeito às salas de aulas das escolas públicas brasileiras, o principal recurso é o livro didático, sendo muitas vezes o único que os professores possuem. Diante dessa situação, este trabalho tem por objetivo analisar a abordagem do ensino de literaturas de LI presente em uma coleção de livros didáticos integrante do Programa Nacional do Livro e Material Didático (PNLD). A reflexão acerca do papel da literatura inglesa em aulas de LI se dá com base no aporte teórico de Brandão (1999), que discute os desafios e possibilidades do uso da literatura de LI no contexto de sala de aula. A metodologia que delimita o trabalho se caracteriza pela análise do material didático Alive High! (2013), utilizado no ensino médio integrado do IFRS - Campus Osório. A análise consistiu na observação dos textos literários e das perspectivas utilizadas pelos autores nas duas seções dedicadas à literatura, Time for Literature. O livro também foi analisado a partir das perspectivas teóricas desenvolvidas por Kriegl (2005) e Franco (2007), que trazem como contribuição, respectivamente, categorias de análise e reflexões acerca dos objetivos do uso do texto literário nos livros didáticos de LI. Os resultados das análises sugerem que o livro, nos capítulos em que se dedica à literatura, explora aspectos gramaticais de maneira coerente e em diálogo com a arte literária, tendo como foco a utilização da LI como parte da reflexão acerca da literatura e de aspectos culturais, podendo ser visto como mais um passo em direção à inserção da literatura como um dos aspectos a serem explorados no ensino da LI.

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