Literatura de autoria feminina e o livro didático: considerações e apontamentos

Autores:

  • Luciane Senna Ferreira (Orientador)
  • Letícia Pereira Rosa (Autor)

Ano: 2019

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Ensino - Linguística, Letras e Artes

Resumo:
O presente trabalho é fruto do projeto de pesquisa do IFRS/campus Osório, “A literatura de autoria feminina nos livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio adotados nas escolas públicas no município de Osório - RS”. O trabalho de conclusão do curso de Letras Portugues-Inglês, “A presença da literatura de autoria feminina no 3º ano do ensino médio em uma escola do Litoral Norte gaúcho: reflexões e propostas”, é resultado dessa pesquisa e a discussão apresentada é um recorte do trabalho maior, que foi realizado em uma turma de 3º ano de um município do Litoral Norte gaúcho. Pautou-se pelo pressuposto de que o cânone literário é espaço em que autores masculinos têm suas obras legitimadas, tendo a necessidade, portanto, de revisão e expansão dos produtores de cultura, processo do qual faz parte mulheres, que não gozam da mesma legitimação literária. O objetivo central foi ampliar a discussão para o ensino, analisando o principal material que estudantes têm contato: o livro didático, pois ele faz parte da construção e formação leitora destes jovens, porque seleciona autores/as, textos lidos e discutidos. A metodologia empregada foi estudo de caso, analisando o livro didático (Novas Palavras, 2016) adotado na turma pesquisada, fazendo comparação quantitativa entre produções femininas/masculinas; categorização entre literários/não-literários; e análise das orientações na apresentação do livro sobre o ensino da literatura e como estavam desenvolvidos em relação ao quantitativo entre as/os autoras/es. Os resultados obtidos foram expressivos: trinta autores homens e apenas seis mulheres são trabalhados/as e/ou citados/as no livro e, dentre as autoras, três tem textos literários como objeto de estudo, para as demais são textos não-literários. Diante dos dados, verificou-se que o conteúdo literário desenvolvido no livro não corresponde ao exposto em sua apresentação, pois parte do pressuposto de que autores e textos devem alimentar imaginário, ampliar horizontes e aprofundar formas de ver o mundo e, todavia, apresenta desequilíbrio entre produção feminina e masculina, não contribuindo para um ensino de literatura plural e inclusivo que aprofunde formas de ver o mundo e amplie os horizontes dos sujeitos.

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