A educação popular: compartilhando conhecimentos e a formação de educadores e educadoras populares

Autores:

  • Raquel Lopes Ens (Autor)
  • Danize De Souza Justen (Autor)
  • Soledad Bech Gaivizzo (Orientador)
  • Carlos Antonio Santana De Jesus (Autor)

Ano: 2019

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Extensão - Educação

Resumo:
Este trabalho é fruto de reflexões e discussões acerca da formação de jovens educadores e educadoras oriundos da comunidade local do município de Santo Antônio da Patrulha e região no contexto do Curso Popular Pré-Universitário, Saci, ofertado pela Universidade Federal do Rio Grande-FURG, mais especificamente no campus de Santo Antônio da Patrulha/RS. Originariamente, o Curso foi pensado como uma estratégias de promover a democratização do ensino superior para os estudantes oriundos de escola pública e que pertencem às classes populares. Nesse contexto, a Educação Popular emerge como um perspectiva educacional que potencializa as vivências e as experiências dos estudantes na vida e na academia – nos cursos de graduação e de pós-graduação. São eles os protagonistas do Curso de Popular, são os que administram o curso, organizam as atividades educacionais, definem às práticas pedagógicas e desenvolvem os processos de ensino e de aprendizagem para atingir os objetivos de cada área de conhecimento. O projeto político-pedagógico tem com premissa promover a autonomia e emancipação social dos jovens que estudam no curso (educandos). Para isso, a politização e a contextualização econômica, social e cultural dos conteúdos é de fundamental importância, bem como a necessidade de entrelaçar esses conteúdos com discussões referentes à raça/etnia, gênero, afetividade e sexualidade. Observa-se, a necessidade de ampliar o investimento na formação dos educadores, a partir de processos que contribuam para uma melhor compreensão dos aportes teórico-metodológicos dessa modalidade de ensino; a relação que esta proposta de ensino tem com os movimentos sociais e os sujeitos oriundos da classe popular, do ponto de vista da sua origem e do público a que se destina; compreensão e a valorização dos educandos da história de vida e da trajetória do educando; do compromisso político-pedagógico dos educadores, entre outros.

Baixar arquivo PDF