Oficina de Libras Nível 1 no IFRS - Osório

Autores:

  • Aline Dubal Machado (Coorientador)
  • Ingrid Ertel Stürmer Ingrassia (Orientador)
  • Julia Julie De Oliveira (Autor)

Ano: 2019

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Extensão - Educação

Resumo:
A “Oficina de Libras – Nível 1” é um Projeto de Extensão tem como objetivo o ensino e aprendizado da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS e outros conhecimentos específicos como informações referentes à pessoa surda, incentivando e oportunizando a eliminação de barreiras de comunicação e possibilitando a inclusão das pessoas surdas no meio social e educacional, garantindo-lhes o direito à cidadania, atenção às suas necessidades básicas de comunicação e ao acesso à educação de qualidade. Sendo assim, contribui para apoiar e implementar atividades que amparem o processo de Educação Inclusiva dos sujeitos surdos no Campus Osório e Litoral Norte, através de encontros semanais com um público formado, principalmente, por professores e outros profissionais da comunidade local e regional do Campus Osório do IFRS. O Projeto atende à legislação vigente, ou seja, a Lei n° 10.436/2002 que dispõe sobre a Libras na qual, em seu artigo 1° é reconhecida como meio legal de comunicação e expressão. (BRASIL, 2002, p.1) e a Lei nº 13.146 de 6 de julho de 2015 que institui a Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência. As aulas ocorreram presencialmente sendo ofertada uma turma na segunda e outra na quarta, totalizando 60 integrantes com participação ativa dos mesmos através do aprendizado básico da língua de sinais, de discussões sobre textos, documentários ou filmes, apresentações práticas de diálogos e dinâmicas de forma que o aluno seja responsável pela construção do seu conhecimento. Um quinto da carga horária contabilizou como Atividades Guiadas. Os resultados foram extremamente positivos entre os integrantes do projeto, onde, em sua maioria, foi ressaltada a importância da Libras e do interesse em conhecer a comunidade surda. Com isto, diversos preconceitos foram extinguidos e a necessidade da inclusão foi ressaltada; concluindo o objetivo principal do projeto. Tendo uma ótima adesão dos participantes do Projeto, para o segundo semestre de 2019 optou-se por dar continuidade no mesmo, sendo ofertado o nível 2.

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