Desenvolvimento Profissional Docente: perspectivas teórico-práticas da constituição profissional de professores de língua inglesa

Autores:

  • Rafaela Fetzner Drey (Orientador)
  • Maiara Dalpiaz Dos Santos (Autor)

Ano: 2019

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Linguística, Letras e Artes

Resumo:
O presente trabalho é um recorte do projeto de pesquisa intitulado “A constituição da profissionalidade docente de futuros professores de língua inglesa”, que possui o objetivo principal de analisar como que se constitui o desenvolvimento profissional docente, neste caso, em específico, de licenciandos de um curso de Letras. Para isso, verificamos como a articulação entre as dimensões teórica e prática têm ocorrido em uma IES do Litoral Norte gaúcho. Assim, buscamos analisar, a partir das percepções dos licenciandos, como a articulação entre os conteúdos teóricos e práticos do curso de licenciatura oportuniza que os mesmos se constituam como profissionais docentes capazes de ofertar um ensino eficiente e de qualidade quando atuarem como professores em sala de aula. A partir de um dos principais aparatos teóricos desta pesquisa, o conceito de Zona de Desenvolvimento Proximal (ZDP) criado por Vygostsky, trazemos o conceito de ZDP profissional docente (a partir de Warford, 2010) que analisa a distância entre o desenvolvimento real e o desenvolvimento potencial em relação à profissionalidade dos licenciandos. Esta pesquisa se caracteriza como uma pesquisa-ação, muito utilizada no âmbito educacional, não apenas por proporcionar uma investigação entre as teorias e as práticas educacionais, mas também por ser constituída como uma forma de pesquisa participativa e colaborativa, visando ao aprimoramento dessas práticas (KEMMIS, 1997). Os dados foram constituídos por questionários preenchidos pelos participantes em quatro momentos distintos, em que estes relataram suas percepções sobre a importância das práticas de ensino em sua formação. Os mesmos foram analisados de forma qualitativa através da metodologia de análise discursivo-textual proposta pela teoria do ISD (BRONCKART, MACHADO, 2009; DREY, 2015). Os resultados apontam elementos que nos permitem compreender melhor os aspectos que compõem a profissionalidade dos futuros docentes, e o papel decisivo exercido pelas práticas de ensino no fornecimento de subsídios para construir metodologias de formação inicial mais significativas – o que impactará em melhorias nas práticas de sala de aula e, consequentemente, refletirá no processo de ensino e aprendizagem de língua inglesa.

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