Adoção de critérios de acessibilidade em um jogo de Segurança Computacional

Autores:

  • Vítor Augusto Ueno Otto
  • Ricardo de la Rocha Ladeira

Ano: 2020

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Exatas e da Terra

Resumo:
Segurança Computacional é uma área da Computação em ascensão, mas o mercado de trabalho não só apresenta uma defasagem de profissionais, como os próprios cursos de Tecnologia da Informação, que visam formar tais profissionais, não a abordam de forma satisfatória ou suficiente. Como solução, costuma-se adotar o uso de jogos e competições de Segurança, pois estes estimulam os jogadores a lidar com tais conteúdos de forma prática. Entretanto, uma dificuldade das plataformas de jogos é torná-los acessíveis e respeitar os critérios nacionais e internacionais de usabilidade que permitem pessoas com algum tipo de deficiência fazerem uso dos recursos e do aprendizado do software em questão. Nesse sentido, o presente trabalho propõe verificar a viabilidade da adoção de critérios de acessibilidade estabelecidos na WCAG (Web Content Accessibility Guidelines, Diretrizes de Acessibilidade para o Conteúdo da Web) e no eMAG (Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico) na interface do jogo de Segurança Computacional TreasureHunt, e sob tal perspectiva, pretende-se de forma secundária expor os passos adotados para tornar a interface do TreasureHunt acessível. Para obter os resultados e respostas acerca do presente trabalho, optou-se por validar e alterar a forma de construção da interface por meio das diretrizes, checklists e validadores de acessibilidade, bem como através da aplicação de testes manuais com ferramentas específicas para esse fim, como leitores de tela e plugins para navegadores. Os resultados preliminares indicam viabilidade na conversão da interface do TreasureHunt para cumprir critérios de acessibilidade, mantendo aderência aos padrões da W3C (World Wide Web Consortium).

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