(Des)pluga: o pensamento computacional aplicado em atividades inovadoras

Autores:

  • Lucas Pinheiro Alves
  • Natália Bernardo Nunes
  • Vithória da Silveira Batista
  • Aline Silva De Bona

Ano: 2020

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Exatas e da Terra

Resumo:
Tendo em vista a necessidade da evolução dos métodos atuais de ensino, a pesquisa da qual este trabalho faz parte objetiva o desenvolvimento de atividades que abordam os conceitos de pensamento computacional. Neste trabalho o foco será a criação e adaptação de atividades que utilizem os conceitos de pensamento computacional. As atividades elaboradas buscam envolver os quatro pilares do pensamento computacional (reconhecimento de padrões, decomposição, algoritmos e abstração). Dividiremos as atividades em dois grupos, o grupo das atividades desplugadas onde não teremos o auxílio do computador, e o grupo das atividades plugadas onde teremos o auxílio do computador. Logo após o final da elaboração, as atividades serão testadas, aperfeiçoadas e validadas para serem aplicadas em sala de aula. A pesquisa ainda está em desenvolvimento na qual estamos buscando referências de outros trabalhos com tema semelhante e atividades matemáticas que possam ser adaptadas, para assim criarmos um conjunto de atividades, com o objetivo de escolher as melhores para serem aplicadas com os alunos, no modo remoto, primeiramente, depois presencial. Ao final da pesquisa iremos criar um caderno de atividades que será disponibilizado para os professores das escolas da Rede Pública, no intuito deles aplicarem com seus alunos, uma vez que o desenvolvimento do pensamento computacional ainda na fase da educação básica é de extrema importância, pois ele desenvolve habilidades como: raciocínio lógico, capacidade de abstração, autonomia, resolução de problemas entre outras, que se desde cedo forem trabalhadas irão ajudar no desenvolvimento integral dos jovens.

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