Perfil dos estudantes que atuaram na execução de projetos de Pesquisa, Extensão e Ensino no Campus Osório do Instituto Federal do Rio Grande do Sul

Autores:

  • Isadora Horst Bitencourt
  • Roberta dos Reis Neuhold

Ano: 2020

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas

Resumo:
Este trabalho faz parte do projeto de pesquisa "Educação, trabalho e ciência: os impactos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia no desenvolvimento territorial", que contou com subsídios do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). A referida investigação é relevante por produzir informações que contribuem para o acompanhamento dos impactos dos Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IFs) no desenvolvimento regional e na trajetória acadêmica e profissional dos egressos, tendo como referência as finalidades e objetivos previstos em sua lei de criação (Lei n. 11.892/2008). Para tanto, partimos de um estudo de caso no Campus Osório do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS), cobrindo o período de 2016 a 2018. Perguntávamos: qual o perfil dos discentes que atuam na equipe executora dos projetos de pesquisa, extensão e ensino? Os estudantes que participam dos projetos são diferentes a cada ano ou são os mesmos? Os cursos de matrícula tem relação com o engajamento nessas atividades? Para responder a essas perguntas empreendemos uma pesquisa de natureza quanti e qualitativa, coletando dados nos relatórios institucionais do Campus (para identificar os bolsistas), nas listas de aprovados nos processos seletivos do IFRS (para coletar dados sobre o curso dos estudantes) e na Plataforma Nilo Peçanha (para obter dados sobre as matrículas). Depois de identificados os bolsistas de projetos de ensino, pesquisa e extensão dos anos de 2016 a 2018, delineamos seu perfil, considerando as variáveis de gênero e curso. A partir dessas coletas, foram realizados cruzamentos de dados que permitiram estabelecer, por exemplo, o percentual de estudantes que atuaram em projetos em comparação ao número de matriculados na instituição. Identificamos, no período analisado, 302 bolsistas participando de 157 projetos (39,49% eram projetos de pesquisa, 29,93% de extensão e 30,57% de ensino). Essa primeira etapa da pesquisa resultou na elaboração de um questionário que pode ser usado no monitoramento do percurso dos estudantes egressos, para subsidiar a avaliação dos impactos da participação discente em projetos de pesquisa, ensino e extensão em suas trajetórias acadêmicas e profissionais e, até mesmo, no desenvolvimento regional.

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