Autores:
Ano: 2020
Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico
Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas
Resumo:
A presente pesquisa em Filosofia tem como objeto a teoria ética do filósofo escocês David
Hume. O objetivo principal é compreender como “razão” e “paixões” (emoções) se relacionam
para promover, impedir ou dificultar a produção de um caráter virtuoso. A explicação de tais
condições é uma tentativa de se responder ao seguinte problema: de que modo as relações
entre os aspectos racionais e emocionais da psicologia humana interferem na produção de um
caráter louvável. A pesquisa é relevante porque promove a investigação crítica sobre um
problema central da Ética a partir de um dos filósofos que orientam a discussão contemporânea
sobre psicologia moral. O objetivo principal desta pesquisa está relacionado diretamente com o
esclarecimento de dois pontos fundamentais à compreensão de qualquer teoria ética: as
condições pelas quais os agentes morais tornam-se virtuosos e a adequação prática de tais
condições. Na ética humeana, o esclarecimento de tais pontos depende da compreensão da
relação necessária entre racionalidade e afetividade no comportamento humano. Hume
defende que os seres humanos não podem agir sem a influência das paixões. As teorias
contemporâneas que se opõem a Hume baseiam-se na ideia kantiana de que a razão humana
é capaz de se autodeterminar livremente, por dever, em oposição às inclinações da
sensibilidade, dos afetos ou paixões. De acordo com seus objetivos, a metodologia
desenvolvida nesta pesquisa será exploratória. Em relação aos procedimentos técnicos,
desenvolver-se-á uma pesquisa bibliográfica baseada na interpretação textual a partir da
análise e da interpretação crítica de argumentos. Como fontes primárias, serão utilizadas as
seguintes obras de Hume: “Uma investigação sobre os princípios da moral” e trechos
selecionados do “Tratado da natureza humana”. Como parte da bibliografia secundária, serão
utilizados textos sobre a filosofia humeana, temas de filosofia da mente, ética, metaética e
psicologia moral. Os resultados parciais indicam que a produção de um caráter louvável
segundo Hume é limitada pelo temperamento e pela educação. Esta pesquisa parte do ponto
de vista de que a ética e o pensamento crítico estão intimamente conectados à educação
integral e à formação de cidadãos responsáveis e autônomos.