Caminhos para a autonomia – Conhecendo a trajetória de egressos do Ensino Médio Integrado do IFRS Campus Osório

Autores:

  • Maria Augusta Martiarena de Oliveira
  • Isadora Taylor de Souza Munari
  • Nicoli Waschburger Mendonça
  • Marcelo Vianna
  • Giovanna Rangel Mazon

Ano: 2020

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas

Resumo:
O Caminhos para a Autonomia é um projeto de indissociabilidade entre Pesquisa, Ensino e Extensão com objetivo de conhecer as experiências de estudantes egressos do Ensino Médio Integrado (EMI) do IFRS Campus Osório. Ao percebermos que a instituição não realiza um acompanhamento daqueles que passaram pelo EMI, pensamos um projeto que analise as diferentes trajetórias e perfis dos egressos, compreendendo como se percebiam como discentes do IFRS, incluindo percursos e experiências profissionais e acadêmicas após sua passagem pelo campus. Um dos esforços iniciais do projeto foi elaborar um questionário para todos os egressos, desde as primeiras turmas de 2011 (Administração e Informática) até os últimos formados em 2019. Aplicado entre julho e outubro de 2020, o questionário auxiliou a identificar o percurso dos ex-alunos desde antes de ingressarem na instituição (condições da família, escolaridade), as experiências deles no campus, como momentos mais marcantes, e sua trajetória profissional e acadêmica após a formação, buscando saber quanto o campus influenciou na vida de cada um. Esse questionário é de sumo interessepara um autoconhecimento institucional, pois através das respostas procuramos melhorias para o IFRS Campus Osório. Entre os resultados preliminares, a partir das respostas de 203 egressos, observamos a importância do IFRS em suas trajetórias, sendo que 75% ingressaram no Ensino Superior. Ainda que eles não tenham seguido as áreas do conhecimento cursadas no EMI, reconheceram a grande influência do campus em suas vidas. Eles entenderam a formação no EMI como importante para suas construões como indivíduos: 79% dos egressos reconheceram que o IFRS permitiu conhecer novas realidades e 77% alegaram ser importante para o desenvolvimento da cidadania. Desta forma, os ex-alunos perceberam que houve uma formação integral, a partir das participações em projetos, práticas esportivas e culturais e trocas de experiências junto a colegas de origens diferentes, que contribuíram para suas escolhas de vida. Por fim, o próximo passo do projeto é buscarmos a partir do questionário quais estudantes estariam dispostos a realizar entrevistas sobre suas vivências no campus, oportunizando a eles um espaço de fala, para podermos interagir com eles e saber mais sobre suas experiências.

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