Entender para explicar: oficinas preparatórias para o ENEM na área de Ciências da Natureza

Autores:

  • Lisiane Zanella
  • Kevin Fagundes Caldieraro

Ano: 2020

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Extensão - Educação

Resumo:
A média geral dos participantes na prova de Ciências da Natureza (composta por biologia, química e física) do ENEM 2019, segundo a sinopse estatística divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), é de 477,82 pontos de 1.000,00. Essa é a mais baixa dentre as outras áreas do conhecimento (matemática, ciências humanas e linguagens) cobradas no exame. Com o intuito de auxiliar estudantes que estão se preparando para o ENEM a diminuir a grande dificuldade observada nesta área do conhecimento, desenvolvemos as oficinas preparatórias para a prova de ciências da natureza do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). O objetivo foi explorar a prova de Ciências da Natureza e suas Tecnologias do ENEM em formato de oficinas extracurriculares, para estudantes do Ensino Médio Integrado do Campus Osório e da rede pública da região. Considerando o contexto de pandemia e distanciamento social, as atividades foram adaptadas ao formato on-line, com encontros síncronos realizados pela plataforma de reuniões Google Meet, na qual os docentes buscaram ensinar a teoria de uma forma geral e, após, resolver questões do ENEM. A plataforma Moodle foi utilizada para a disponibilização dos materiais de apoio referente a cada componente curricular. No total, foram realizados nove encontros síncronos, entre Outubro e Dezembro de 2020. Os encontros contaram com uma média de 19 participantes oriundos, em sua maioria da região do Litoral Norte gaúcho, mas alguns de outros estados como Minas Gerais e Paraíba. Após a análise dos resultados obtidos no primeiro simulado (aplicado anteriormente ao início das oficinas) em comparação com os do segundo (aplicado ao final), verificamos uma progressão na média de acertos de 22%. Destarte, é notório que o projeto, através das atividades propostas pelos educadores, contribuiu para melhorar de maneira significativa, o desempenho dos estudantes acerca dos conteúdos abordados juntamente com aspectos cognitivos. Destacamos ainda que o formato on-line das atividades viabilizou a participação de estudantes que não teriam a oportunidade de participar no formato presencial. Esperamos que a partir deste projeto os estudantes tenham uma melhor performance no ENEM, obtendo alto índice de aprovação na avaliação.

Baixar arquivo PDF