Provas Investigativas para a Verdade Matemática de Nível Médio

Autores:

  • Natália Bernardo Nunes
  • Aline Silva De Bona
  • DIEGO VARGAS DOS SANTOS

Ano: 2020

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Exatas e da Terra

Resumo:
Após uma análise dos livros dos livros didáticos do ensino médio sobre o conteúdo de Progressão Aritmética, percebe-se que o conteúdo é apresentado de uma maneira bem direta aos alunos sobre as demonstrações de suas fórmulas, que são elaboradas com técnicas um pouco avançadas para que o aluno consiga entender, ou até mesmo pela exploração do raciocínio que é necessário para que a demonstração seja completada, ou seja muito extensas. É necessário segundo o Plano Nacional Comum Curricular, que o aluno esteja preparado logicamente para que resolva problemas do cotidiano, olhando diretamente para esse propósito o conteúdo de Progressão Aritmética deve ser colocado entre os principais tópicos a serem ensinados no ensino básico, pois está entre os conteúdos da matemática mais lógicos possíveis, também a abordagem das demonstrações na escola leva a uma formação acadêmica e uma potencialização profissional do indivíduo. Usando uma metodologia investigativa que é ancorada na resolução de problemas foram feitas questões que utilizam de propriedades básicas do conteúdo e raciocínio lógico para que sejam respondidas ao longo da resolução. Também houve uma análise de alguns artigos que tem como objetivo introduzir métodos de ensino para alunos do ensino médio para este conteúdo, para que fosse incorporado nas resoluções dos exercícios, para que o principal objetivo do projeto seja alcançado que é: apresentação aos professores do ensino médio técnicas de demonstrações que sejam acessíveis aos alunos e que possam ser demonstradas em sala de aula. E uma consequência desse objetivo é a montagem de um livro efetivo contendo demonstrações que seja usado em sala de aula para auxiliar os professores na apresentação dessas demonstrações, como foi o caso da 2º fase do projeto, e que contenha uma metodologia inovadora das demonstrações matemáticas com uma linguagem acessível.

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