REVISTA CACIQUE: UMA TENTATIVA DE CONSTRUÇÃO DE IDENTIDADE NACIONAL

Autores:

  • Ana Maria Bueno Accorsi
  • Lindseiara de Oliveira Peres
  • Amanda de Mello Guedes
  • marcella cruz wochnicki

Ano: 2020

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Linguística, Letras e Artes

Resumo:
A pesquisa em questão tem o intuito de trazer o resultado obtido através da análise crítica do discurso contido primeiramente nas capas da Revista Infantil Cacique, publicação, entre os anos 1954 a 1963, da Secretaria da Educação do Estado do RS. A análise consiste em estudar e, consequentemente, verificar o seu conteúdo, buscando descrever, primeiramente, elementos discursivos que permitam determinar a quem os textos seriam destinados: englobando faixa etária, gênero, etnia e contexto histórico e sociocultural. Da mesma maneira, buscar entender os usos que o leitor poderia fazer desses textos ao longo de sua formação. Dentro deste trabalho, temos como objetivo principal o entendimento do contexto do período. Para o alcance deste propósito estão se utilizando os métodos de análise de conteúdo (BARDIN, 2011), como também de análise do discurso e análise crítica do discurso (BAKHTIN; FOUCAULT; FAIRFOUGH; MAINGUENEAU; ORLANDI, entre outros). Nesse estudo, foram examinadas as capas das edições quinzenais publicadas em 1954. Os resultados prévios apontam para a tentativa de construção de uma identidade nacional, bem como o fortalecimento de ideais de infância e estereótipos de gênero e raça. É possível perceber que a Revista Cacique, enquanto instrumento oficial de aquisição de conhecimento do público jovem e conexão com a história da educação, reforça estereótipos de grupos minoritários. Quanto à categoria do gênero e sexualidade, verifica-se o reforço de modelos de comportamento da época de meninos e meninas. Em relação ao conteúdo, muito variado, encontram-se recursos presentes em outras revistas infantis que a precederam ou foram posteriores, correspondendo aos ideais educativos para a infância “ideal”, assim como um mecanismo de diversão e entretenimento. Limitando os contextos socioculturais do objeto, Revista Cacique, tais identificações e conclusões contribuem para a pesquisa principal; “Educação e formação de leitores na revista Cacique: Concepções, rastreamentos, endereçamentos e representações multiculturais” e demonstram a importância da obra enquanto aparato essencial no processo pedagógico, focalizando em numa identidade nacional baseada em ideais de comportamento, bem como em modelos de conduta. Palavras-chave: Revista Infantil Cacique. Representação Social. Ideais educativos. Identidade Nacional.

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