ELAS na Tecnologia e Engenharia

Autores:

  • Fabiana Lopes da Silva
  • Vinícius do Nascimento Bueno
  • Isabela Pertile
  • Stefanie Lemos Barbosa

Ano: 2020

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Extensão - Direitos Humanos e Justiça

Resumo:
Mulheres representam 51% da população brasileira e 60% dos concluintes de cursos superiores. No entanto, as mulheres representam 41% dos concluintes em cursos relacionados às ciências e apenas 29% dos concluintes em cursos de engenharia. Dentre os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável da ONU está a garantia de igualdade de gênero em todos os setores da sociedade. Tendo isso em vista, o objetivo deste projeto é inspirar meninas e mulheres nas áreas de tecnologia e engenharia a partir de ações que valorizem o protagonismo e o empoderamento feminino nas esferas acadêmica, industrial e social. A metodologia do projeto se dá através das mídias sociais, com ênfase no Instagram, tendo como atividades principais: Lives Inspiradoras, com convidadas engenheiras e meninas que realizam projetos científicos; ELAS falando de metalurgia, seminários online apresentados por convidadas dessa área; ELAS em 1 minuto, vídeos que relatam as experiências de profissionais de tecnologia e engenharia; ELAS em 50 versões, que consiste em publicações sobre as engenharias; ELAS falando de Ciências, em que vídeos de experimentos científicos são elaborados e disponibilizados para escolas de ensino fundamental e médio; Dicas dELAS e ELAS em debate, que consistem na indicação de mídias que tratam das vivências de mulheres e, posteriormente, o debate sobre essas vivências; Engajando ELES, que são publicações exemplificando formas práticas de homens apoiarem mulheres na pauta de equidade de gênero, assim como publicações que visam apontar e ajudar na desconstrução de uma masculinidade tóxica. Nos resultados parciais é possível apontar o engajamento gerado, pois o projeto conta com cinco bolsistas voluntários além de apoiadores externos. A partir das ações realizadas durante a pandemia, o número de seguidores aumentou de 100 para 588 na página do Instagram, as transmissões ao vivo alcançaram uma média de público de 182 visualizações e as publicações alcançaram por volta de 412 contas. Assim como a primeira publicação do Engajando ELES, que teve maior número de curtidas por contas masculinas, alcançando seu público alvo. Desta forma, o projeto tem se mostrado eficiente em dar enfoque a mulheres por meio de suas histórias e habilidades, assim, sendo capaz de empoderá-las.

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