(Des)pluga: o pensamento computacional aplicado em atividades inovadoras

Autores:

  • Aline Silva De Bona
  • Vithória da Silveira Batista

Ano: 2020

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Exatas e da Terra

Resumo:
Considerando o alto desenvolvimento tecnológico estabelecido na sociedade durante as últimas décadas e analisando a inadequação das escolas públicas no Brasil mediante a esses avanços, o presente trabalho surge com o objetivo de atribuir os pilares do Pensamento Computacional e a Lógica nas diversas disciplinas que formam a Base Nacional Comum Curricular para alunos de ensino básico. Para isso, desenvolveu-se uma revisão sistemática, onde buscou-se por trabalhos que de alguma forma apresentassem um modelo de aprendizagem interativo, atrelando o uso de recursos digitais ou não digitais aos conceitos de Pensamento Computacional para serem trabalhados em um ambiente escolar. Ao todo, foram analisados 62 trabalhos, dos quais aplicou-se critérios de inclusão e exclusão através de palavras-chave e a determinação de um público alvo, onde por fim mantiveram-se 55 trabalhos cuja proposta seja similar e coerente ao objetivo estabelecido na pesquisa. Com esses resultados, explorou-se a disponibilidade de recursos e métodos educacionais já existentes no Brasil, onde através de observações, melhorias, e validações a pesquisa encontra-se em desenvolvimento de um material de apoio, formado por atividades inovadoras que contemplam os pilares de decomposição, abstração, reconhecimento de padrões e algoritmos de forma interdisciplinar, sendo testadas por professores e alunos de ensino básico. Através da fase de validação/testagem, o público contribuinte avaliou de forma positiva a eficácia das atividades desenvolvidas em relação ao seu objetivo de oferecer às escolas tecnologicamente menos desenvolvidas uma proposta de trabalhar-se o pensamento computacional ao mesmo tempo que estimula e facilita interdisciplinarmente o aprendizado dos alunos.

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