Utilização de TICs no desenvolvimento das habilidades de leitura, compreensão oral, escrita e fala de nível básico em Língua Inglesa

Autores:

  • Ingrid Catiuscia Santos Caetano
  • Amanda Souza dos Santos
  • Isabel Cristina Tedesco Selistre
  • Maria Fernanda Cwik dos Santos

Ano: 2020

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Linguística, Letras e Artes

Resumo:
Os alunos matriculados nas disciplinas de Língua Inglesa I e II na Licenciatura em Letras do IFRS Campus Osório são aprendizes de nível iniciante em inglês, por isso, chegam ao curso apresentando baixo desempenho nas habilidades de leitura, escrita, fala e compreensão oral. Levando em conta, além do perfil dessas turmas, o fato de que essas disciplinas ocorrem somente uma vez por semana, acreditamos que a oferta de material online para prática extraclasse representa uma opção para auxiliar no desenvolvimento das habilidades citadas e consolidar os conteúdos tratados em sala de aula bem como, por contribuir para o êxito nos estudos, constitui uma ferramenta que pode colaborar com a diminuição da evasão da disciplina. Partindo desses pressupostos e com o objetivo de coletar e organizar materiais já existentes e disponíveis gratuitamente na web (Tics) para atender as necessidades dos aprendizes iniciantes na Língua Inglesa no que se refere às habilidades de compreensão e produção. Elaboramos o projeto entre 2019 e 2020 que foi executado nas seguintes etapas: (1) levantamento dos conteúdos das ementas das disciplinas Língua Inglesa I e II; (2) análise dos livros-texto adotados para coleta de vocabulário; (3) constituição de uma tabela de critérios para avaliar a qualidade do material online (relacionada tanto à apresentação quanto ao potencial de ensino-aprendizagem; (4) coleta de material para o desenvolvimento das quatro habilidades considerando o conteúdo pertinente às disciplinas; (5) organização de todo o conteúdo reunido (título do link; breve apresentação do conteúdo; link), seguindo a ordem das ementas; (6) disponibilização do material no site do CELL (Centro de Estudos de Língua e Literatura) do IFRS Campus Osório. Temos como resultado final um número significativo de materiais selecionados disponíveis no site do CELL, relacionados por habilidade e disciplina. Na Língua Inglesa I 158 links e na Língua Inglesa II 102 links chegado ao um total de 260 materiais. Para que o banco de dados desta pesquisa mantenha seu potencial de agregar conhecimento, o mesmo terá atualizações constantes.

Baixar arquivo PDF