PROGRAMA PERTENCER: ACOLHIMENTO, ESCUTA E INTEGRAÇÃO NO IFRS - CAMPUS OSÓRIO EM TEMPOS DE PANDEMIA

Autores:

  • Rhaiany Isidoro de Oliveira
  • Victor de Lucena Santos
  • Camila Vessozi da Silva
  • Gabriel Silveira Pereira
  • Amanda Silveira Rhoden

Ano: 2020

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Humanas

Resumo:
O “Programa Pertencer - Acolhimento, Escuta e Integração em Assistência Estudantil no IFRS” é uma ação de Ensino que está em sua primeira edição no Campus Osório. A proposta tem como objetivo promover espaços de acolhimento, escuta e integração em Assistência Estudantil, com a intenção de contribuir com o sentimento de pertencimento dos estudantes do Ensino Médio Integrado (EMI). Além do mais, fundamenta-se no sentido de colaborar com o êxito e a permanência estudantil na Instituição, de modo a tornar suas vivências ainda mais afetivas. Uma das inspirações para a criação do Programa foi o Projeto de Ensino “Integra IF'', executado anualmente no primeiro trimestre, visando promover a integração entre estudantes de primeiros e terceiros anos do EMI. Nesse sentido e devido à falta de uma proposta que abrangesse os temas de acolhimento e integração durante todo o ano, criou-se esse Programa. Cabe salientar que a proposta inicial foi pensada com planos a serem desenvolvidos de maneira presencial e, portanto, teve de ser reformulada, em virtude da suspensão do calendário acadêmico, com vistas a também atender as necessidades vivenciadas durante o isolamento social. Entre as ações desenvolvidas, no novo contexto, ressalta-se o atendimento realizado a partir do Formulário "Precisa de Ajuda", um canal de comunicação entre estudantes, membros da Assistência Estudantil e bolsistas, o qual se constitui como um meio de possibilitar a conservação do vínculo dos estudantes e facilitar a atuação da Assistência Estudantil. Além disso, através das redes sociais, o Pertencer vem publicando dicas de estudos, as quais têm sido compartilhadas por egressos da Instituição, uma maneira de estimular trocas de vivências. Desse modo, apesar de ainda estar no início de sua atuação, o Programa ratifica a importância das ações desenvolvidas, bem como os resultados que podem ser observados no dia a dia, seja pelas interações entre os egressos e os demais estudantes, como também pelas trocas individuais, que se mostram essenciais movimentos de escuta, reflexão e acolhimento. Ademais, registra-se que o Programa segue em atuação, promovendo discussões e buscando introduzir novas ações entre suas práticas, com vistas a aproximá-lo ainda mais dos discentes.

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