Projeto Semear: educando para a sustentabilidade

Autores:

  • Juçara Bordin
  • Karen Flôres Rodrigues

Ano: 2020

Nível de Ensino: Pós-Graduação

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Biológicas

Resumo:
De forma dinâmica, o homem afeta e é afetado pelas mudanças nos ambientes naturais. Porém, a população de forma geral, não reconhece a importância do equilíbrio ambiental no bem-estar humano. Para minimizar os efeitos dos impactos das atividades humanas no planeta, são necessárias ações sustentáveis. Sustentabilidade pode ser definida como um conjunto de práticas e ensinamentos voltados para o desenvolvimento sustentável. Nesse contexto, este projeto visa promover ações à comunidade escolar da E.M.E.F Santa Inês, utilizando temáticas sustentáveis como instrumento para abordagem de conteúdos no processo de aprendizagem. Projetos, no âmbito da sustentabilidade, promovem vivências e transformações nos atores envolvidos e no seu entorno, bem como, permite a abordagem de diferentes conteúdos curriculares de maneira significativa e contextualizada, na perspectiva da afirmação de uma cultura de sustentabilidade. Para aplicação do projeto, serão executadas atividades sensibilizadoras e motivadoras, de planejamento em conjunto com os docentes e com os funcionários. Posteriormente, serão realizadas ações de educação ambiental, como: separação dos resíduos; reutilização de materiais recicláveis; construção de horta orgânica, plantio de árvores; sensibilização sobre o uso da água e energia elétrica; construção de conhecimentos relacionados ao uso do solo, da água, manejo de hortaliças e segurança alimentar e sensibilização da comunidade escolar sobre o cultivo de hortaliças em suas residências. Serão utilizados indicadores para avaliação, como a participação e o protagonismo dos estudantes nas ações do Projeto; aprendizagem dos conteúdos curriculares relacionados a interação prática com a horta; coleta dos depoimentos dos estudantes sobre suas vivências no projeto; avanços na implantação da horta e na separação dos resíduos. Visto a situação de pandemia, a qual vivenciamos atualmente, foi possível realizar somente o plantio das árvores, a construção da horta e de uma composteira. As demais ações serão realizadas assim que os discentes retornarem à escola. Acredita-se que, a partir de vivências práticas, os estudantes e a comunidade escolar experimentem, de forma mais efetiva, a sensibilização no sentido de minimizar a geração de resíduos, a utilização dos recursos naturais, através da redução no consumo de água e energia elétrica, assim como com a produção própria de alimentos, com vista a sustentabilidade.

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