O Ensino Religioso na educação básica: um estudo bibliográfico acerca dos conteúdos de ensino

Autores:

  • Roberta dos Reis Neuhold
  • Maria Virginia Souza Guimarães

Ano: 2020

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas

Resumo:
O Ensino Religioso é previsto pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB) de 1996 como componente curricular de oferta obrigatória e matrícula facultativa nas escolas de ensino fundamental públicas brasileiras. Depois de duas décadas da LDB, o Ministério da Educação, por meio da Base Nacional Comum Curricular, elaborou uma proposta, de abrangência nacional, sobre as perspectivas de ensino e aprendizado no âmbito do Ensino Religioso. Porém, poucas são as pesquisas associadas ao componente curricular e, em menor número ainda, às experiências e sentidos atribuídos pelos estudantes ao Ensino Religioso. Este estudo tem como objetivo, justamente, compreender os sentidos atribuídos por estudantes egressos do ensino fundamental do município de Osório/RS ao componente curricular. O que eles estudam no Ensino Religioso? Quais são os conteúdos de ensino que permanecem em suas memórias? Qual é o conjunto de conteúdos que mencionam. O desenvolvimento da pesquisa estrutura-se em duas etapas: a primeira corresponde a uma pesquisa bibliográfica, levantando os artigos sobre ensino religioso em revistas acadêmicas presentes no SciELO, acompanhada por uma revisão bibliográfica sobre conceitos e metodologias centrais para o estudo; a segunda envolve entrevistas coletivas com estudantes, para entender a percepção deles sobre o Ensino Religioso. Nesta comunicação, apresentamos uma reflexão sobre uma das vertentes da revisão bibliográfica, central para o estudo. Refere-se aos conteúdos de ensino no contexto escolar e considera as contribuições de Antoni Zabala e Bernard Charlot. O primeiro identifica quatro tipos de conteúdos, a saber: conteúdos factuais que englobam o conhecimento de dados, fatos e acontecimentos; conceituais, ou seja, o aprendizado em relação à conceitos e princípios; procedimentais, abrangendo o conjunto de ações coordenadas a realizar um objetivo; e atitudinais que implica a compreensão de normas, valores e atitudes. Já Charlot cita diferentes tipos de aprendizagem, entre elas os aprendizados escolares de base, como leitura e escrita; os genéricos e tautológicos, que envolvem o entendimento de novas coisas; os metodológicos, referentes à organização para estudar; e os normativos, como escutar o professor. Essa revisão bibliográfica irá nos auxiliar na coleta de dados qualitativos e na análise das narrativas dos estudantes.

Baixar arquivo PDF