Momentos iniciais da Informática na Educação brasileira: o grupo Unicamp

Autores:

  • Marcelo Vianna
  • Jaciara Francisco

Ano: 2020

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas

Resumo:
Em parceria com universidades públicas, o Governo Federal brasileiro deu início, em 1983, ao Projeto Educação com Computadores (EDUCOM), concebido para iniciar pesquisas que investigassem as possibilidades entre os campos da Educação de 1º e 2º grau e da Informática, bem como traçar diretrizes para uma futura Política de Informática na Educação. A aproximação desses campos, inédita no Brasil, também foi objeto de interesse da Grande Imprensa do Brasil, que divulgou tais experiências, preocupada em informar seus leitores sobre novidades e debates do campo da Informática. Portanto, essa pesquisa tem como objetivo, apresentar os resultados preliminares de um estudo prosopográfico em andamento, que visa identificar os perfis dos profissionais envolvidos no Projeto EDUCOM, sendo esses, pioneiros na utilização de tecnologias computacionais na Educação de crianças e jovens. O grupo a ser analisado inicialmente, foi composto por sujeitos que participaram dos momentos iniciais da implementação do Projeto EDUCOM na Universidade Estadual de Campinas - Unicamp, uma das cinco universidades selecionadas para receberem um dos centros-piloto do Projeto. A coleta de dados se deu, principalmente, através de fontes disponíveis na web, como os acervos dos jornais O Estado de S. Paulo, O Globo e Jornal do Brasil, Currículo Lattes, perfis acadêmicos em sites da própria universidade e entrevistas concedidas à blogs e revistas, sendo analisadas através de bibliografias específicas sobre a prosopografia, a História da Informática, Informática Educativa e do Brasil. Nossos resultados preliminares apontam que o grupo atendeu à proposta de interdisciplinaridade, reunindo profissionais das mais diversas áreas, como Ciências Sociais, Educação, Engenharias, Psicologia e Pedagogia, congregando profissionais que já se dedicavam à pesquisas para entender os usos e efeitos do computador na Educação. Sendo assim, as pesquisas na Unicamp foram desenvolvidas por cientistas com um conjunto de conhecimentos na área, já em curso, proporcionando com isso maior agilidade na implementação do Projeto. Muitos dos profissionais que deram início aos estudos da Informática na Educação na Unicamp ainda na década de 1970 ou através do Projeto EDUCOM, seguiram pesquisando essa relação, contribuindo em grande medida para os debates das décadas seguintes.

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