Proposta para uso de TICs na aprendizagem de gramática e vocabulário em Língua Inglesa – nível básico

Autores:

  • Isabel Cristina Tedesco Selistre
  • Anna Tereza Rempel Chollet
  • Josiane Gabriely da Silva Colissi
  • Juliana Colombo Lopes

Ano: 2020

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Linguística, Letras e Artes

Resumo:
Palavras-chave: Língua Inglesa; TICs; Gramática; Vocabulário. Os componentes curriculares de Língua Inglesa I e II da Licenciatura em Letras Português-Inglês do IFRS - Campus Osório se apresentam como um desafio aos estudantes que ingressam no curso, considerando que, em sua maioria, são iniciantes no estudo do idioma e, por isso, possuem pouco ou nenhum conhecimento da língua. Nesse cenário, apresentamos um projeto com o objetivo de pesquisar e selecionar materiais disponíveis na web que pudessem servir como ferramenta de apoio aos estudantes, auxiliando no processo de aprendizagem da gramática e do vocabulário de nível básico, além de possibilitar o reforço do que é estudado em sala de aula. A realização do projeto teve como ponto de partida o levantamento de conteúdos dos componentes curriculares de Língua Inglesa I e II (conforme grade curricular), passando pela leitura de livros-texto, pela busca de materiais na web direcionados à aprendizagem de gramática e vocabulário e, por fim, efetuando a seleção de materiais para serem disponibilizados no site do CELL (Centro de Estudos de Língua e Literatura) do Campus Osório. Para triagem do material, organizamos uma tabela de critérios específica para cada um dos focos da pesquisa, levando em conta os aspectos qualitativos referentes tanto a apresentação quanto abordagem didática e a acessibilidade. Além disso, foram organizados e incluídos no site do CELL, tutoriais para auxiliar na utilização dos recursos. Com isso, espera-se que os materiais compilados forneçam um suporte extraclasse ao estudante, de forma a complementar o seu aprendizado. Cabe mencionar que esses materiais serão atualizados ao menos uma vez ao ano para acompanhar as inovações na internet. Outro ponto que consideramos relevante é o fato de que o material organizado no site do CELL está disponível para a comunidade externa ao Campus Osório, que pode acessá-lo caso haja interesse em iniciar os estudos em Língua Inglesa ou aprimorar os conhecimentos existentes sobre a língua.

Baixar arquivo PDF