Laboratório de Ensino de Matemática em tempos de pandemia

Autores:

  • Lisandro Bitencourt Machado
  • Jéssica Lopes Monteiro
  • Murilo Ferulio GomesTedesco
  • LEONARDO POSPICHIL LIMA NETO

Ano: 2020

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Exatas e da Terra

Resumo:
O Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) é um espaço pedagógico que busca fomentar a aprendizagem da Matemática e tem como objetivo principal promover a relação entre a teoria e prática, divulgando diferentes propostas, recursos e metodologias de ensino. Desta forma ela incentiva e propicia aos professores e licenciandos a utilização de metodologias de ensino e recursos didáticos em um espaço concebido para esta finalidade. Além disto, o LEM é um espaço adequado para a aproximação de estudantes e professores, no qual são fomentados debates e trocas de saberes que auxiliam na compreensão e visualização da matemática presente em suas vidas. Durante o ano de 2020 todos vivenciaram um momento singular em suas vidas e também na sua formação, devido a pandemia produzida pelo COVID-19. Os bolsistas do LEM do IFRS Campus Osório desenvolveram remotamente, através do uso de ferramentas síncronas e assíncronas, sequências didáticas de reforço escolar para os alunos dos cursos de Ensino Médio Integrado ao Técnico (EMI) do campus, as quais serão utilizadas no ambiente virtual de aprendizagem Moodle como forma de cursos de nivelamento. Entendendo-se que o LEM deve ser um espaço de troca e assim, após a implementação desta iniciativa nos cursos do EMI do Campus Osório pretende-se disponibilizar o curso para outras escolas, principalmente do litoral norte do estado do Rio Grande do Sul. As sequências têm sido desenvolvidas buscando utilizar uma linguagem e um formato diferente dos utilizados em sala de aula, com uma visão renovada e tendo a perspectiva dos licenciandos participantes do projeto como ponto de partida. Cabe destacar também que devido a contexto de trabalho remoto os licenciandos estão tento a oportunidade de aprender a trabalhar com uma nova modalidade de ensino, refletindo e problematizando suas potencialidades, dificuldades e desafios presentes nos processos de “aprender a aprender do professor”, no sentido que o professor aprende ele mesmo sobre a didática e o conteúdo que ensina, no próprio planejamento e no ato de ensinar, diferenciando-se esse processo, muitas vezes, de como ele próprio aprendeu e ensinou.

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