“NINFA” – Núcleo de Interação Familiar - Uma proposta de aproximação escola/família na Educação Especial da Escola Municipal José Eulálio de Andrade.

Autores:

  • Rubia Walquiria de Carvalho
  • Diego Bacellar de Souza

Ano: 2020

Nível de Ensino: Pós-Graduação

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Humanas

Resumo:
O presente trabalho discorre sobre os passos da implantação de um projeto de intervenção de cunho educacional, social e pedagógico. O projeto busca elucidar a pouca relação família/escola, especificamente dos alunos da educação especial (educandos portadores de necessidades educativas especiais no campo da aprendizagem, originadas quer de deficiência física, sensorial, mental ou múltipla, quer de características como altas habilidades, superdotação ou talentos), da Escola Municipal José Eulálio de Andrade, localizada no município de Paty do Alferes – RJ. Com a criação de um Núcleo de Interação Familiar – “NINFA”, disseminaram-se práticas pedagógicas e ações para fins de esclarecimentos e estreitamento do relacionamento da escola com os responsáveis dos alunos de Atendimento Educacional Especializado (AEE), da unidade escolar, onde possibilitaram autonomia e escuta dos familiares e alunos: I - Promover atividades coletivas entre o núcleo familiar e a escola para troca de experiências. II - Propiciar ações direcionadas às especificidades da educação especial; II - Construir uma rede de diálogos e esclarecimentos entre família, profissionais da educação e a escola. A metodologia baseia-se em revisões bibliográficas qualitativas que apresentaram diferentes visões e problemáticas do assunto em questão. Os resultados, até então alcançados, contribuem para princípios norteadores de uma escola com princípios democráticos e de inclusão, reafirmando o legado da educação de qualidade que se faz com a família e a escola. Palavras-Chave: Família. Escola. Educação Especial. Educação.

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