A Presença da Resolução de Problemas no conteúdo de frações dos Livros Didáticos mais utilizados pelas escolas públicas de Osório-RS

Autores:

  • Lisandro Bitencourt Machado
  • Murilo Ferulio GomesTedesco

Ano: 2020

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Exatas e da Terra

Resumo:
O presente trabalho consiste na apresentação de uma proposta de pesquisa de Trabalho de Conclusão do curso de Licenciatura em Matemática no Instituto Federal do Rio Grande do Sul, campus Osório. A pesquisa tem por objetivo analisar de que forma se apresenta a resolução de problemas no estudo de frações em livros didáticos do 6º ano do ensino fundamental, sendo que os quatro livros didáticos analisados são os mais utilizados pelas escolas públicas da cidade de Osório - RS. A importância da pesquisa se dá na medida em que documentos nacionais oficiais como os Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN’s) e a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) enfatizam a relevância da resolução de problemas na educação básica, e o Guia do Programa Nacional do Livro Didático indica que os livros didáticos devem estar ajustados para atender as orientações definidas pela BNCC. A pesquisa é qualitativa e se configura como uma pesquisa documental, pelo fato de que os livros didáticos são o objeto de estudo do trabalho, e, portanto, encarados como documentos. Sendo que é relevante salientar que, na análise dos livros, será realizada uma análise de conteúdo. Pretende-se neste trabalho apresentar algumas das etapas já concluídas da pesquisa, como os livros que foram selecionados e os critérios para a seleção, e também a ideia da categorização que será feita para analisar a presença da resolução de problemas nos livros, em que se espera identificar quais são os problemas de aplicação presentes nos livros didáticos e em seguida subdividir esta categoria para apresentar detalhadamente como os livros trabalham e/ou fazem uso da resolução de problemas. Além disso, este trabalho busca apresentar alguns resultados parciais já obtidos que correspondem a classificação quantitativa das atividades presentes nos livros didáticos em cinco categorias definidas através do referencial teórico, e também pretende-se apresentar a comparação entre a quantidade de atividades envolvendo o conteúdo de frações presentes em cada livro. Espera-se que o trabalho sirva para apresentar de forma parcial os resultados obtidos, e também para destacar a relevância da pesquisa que está sendo desenvolvida.

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