Dominando os micros - O estudo da linguagem BASIC ensinada nas revistas de microcomputadores

Autores:

  • Marcelo Vianna
  • Sarah Lima Jaeger

Ano: 2020

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas

Resumo:
Os microcomputadores são conhecidos por possibilitarem maior autonomia aos usuários a partir dos anos 1980, pois permitiram o uso doméstico. Eles vinham acompanhados de um interpretador em uma linguagem de programação, como o BASIC (uma linguagem simples e com comandos de fácil entendimento), e não possuíam interface intuitiva. Por conta dessa ausência qualquer uso se dava por meio da programação manual, tornando-se necessário aos usuários o conhecimento dessa prática. Esse conhecimento era adquirido muitas vezes por meio de publicações especializadas e seus vários conteúdos sobre informática. Os objetivos da pesquisa concentram-se nessas publicações, sendo eles entender o papel dos micros nos anos 1980, como os usuários da época adquiriram conhecimentos sobre microcomputação através da linguagem BASIC, além da preferência da sociedade da época sobre assuntos relacionados com educação e tecnologia através da recorrência de assuntos publicados e retorno dos leitores. Como metodologia foram usadas análises qualitativas e quantitativas de diferentes conteúdos em linguagem BASIC encontrados em exemplares dessas revistas. Nossa análise focou no levantamento de códigos encontrados em exemplares da Micro Sistemas e MicroHobby entre 1981 e 1984 e também de livros em exemplares dessas e de outras duas revistas, a Micro Mundo e a Info JB, entre 1981 e 1986. Através dessa análise torna-se perceptível o predomínio dos jogos nesses periódicos, evidenciando a tendência destes em mostrar o lado lúdico dos micros assim como o grande número de aplicações comerciais e utilitárias mostra a necessidade de explorar suas potencialidades. Além disso, o evidente apelo educacional caracteriza o ponto forte dessas revistas: despertar competências nos usuários através da programação. Nos livros percebemos a demanda por conteúdos direcionados aos diferentes modelos de microcomputadores, contudo as temáticas seguem focando na Educação, jogos e aplicações comerciais/utilitárias. Podemos concluir então que os micros tinham um papel indefinido tendo utilidade em diversas áreas, da empresarial até a domiciliar, passando também pela educacional. A quantidade de códigos publicados com diferentes finalidades e livros direcionados a micros específicos mostra a intenção de atingir todo tipo de público, de crianças até jovens e trabalhadores, por meio de livros de computação infantis, de entretenimento e de aplicações comerciais.

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