Mapas conectivistas e o AVA PoK como auxiliares no aprendizado

Autores:

  • Líviah Rodrigues de Oliveira
  • Augusto Weiand
  • KARLA LUCIANE SANTOS DE OLIVEIRA

Ano: 2020

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Sociais Aplicadas

Resumo:
Busca-se neste trabalho relatar as experiências sobre a construção de dois minicursos utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) Pieces of Knowledge (PoK), o qual é fundamentado nas teorias Conectivista, de George Siemens, e da Atividade de Leontiev e Vygotsky. o AVA utiliza mapas conectivistas – uma combinação de mapas mentais e conceituais –, flash cards e hipertextos como auxiliar ao processo de ensino. Estas informações, sendo parte de um conteúdo maior, são chamadas de “pedaços de conhecimento”. Neste contexto, este trabalho objetiva demonstrar o desenvolvimento de dois minicursos utilizando este AVA com o intuito de auxiliar estudantes em etapa de redação de vestibular. Para a maioria destes estudantes, aprendizagem e praticidade devem andar de mãos dadas, neste sentido, o principal objetivo deste trabalho é descrever um relato de uso do AVA PoK para a criação de dois minicursos voltados para o auxílio de vestibulandos na escrita de redações, facilitando o processo de escrita. Contudo, também foi objetivo demonstrar a utilização do AVA PoK com um viés diferente do que já fora demonstrado - para aprendizado de língua estrangeira. Para efetivação do objetivo, a metodologia utilizada foi: análise de material pedagógico, leitura de livros, artigos científicos e reportagens (levantamento bibliográfico) para a escrita dos resumos e explicações. Como resultados preliminares, destaca-se o aperfeiçoamento do AVA PoK através do feedback dos estudantes quanto ao uso deste, o desenvolvimento dos dois minicursos e o início do processo de divulgação destes de forma a possibilitar a oferta de ambos no formato de cursos de extensão. Além do mais, pode-se observar que o próprio processo de desenvolvimento desses minicursos proporcionou experiências inovadoras para os envolvidos no projeto, principalmente em virtude das metodologias utilizadas pelo AVA, tanto no ponto de vista da utilização de abordagens diferenciadas no ensino, quanto na utilização de um AVA que implementa um conjunto de ferramentas com proposta diferenciada. Como trabalhos futuros serão desenvolvidas análises de uso destes mini-cursos aplicados com público externo ao IFRS, assim como, o desenvolvimento de outros em diferentes áreas do conhecimento.

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