PROJETO DE ENSINO RELEITURAS MACHADIANAS: ABORDAGEM DE TEXTOS CLÁSSICOS ATRAVÉS DE PLATAFORMAS CONTEMPOR NEAS

Autores:

  • Sheila Katiane Staudt
  • Eliana de Lemos Crestani

Ano: 2020

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Ensino - Linguística, Letras e Artes

Resumo:
Machado de Assis foi responsável pela escrita de mais de 200 contos repletos de reflexões, sarcasmos, críticas e metáforas nas suas entrelinhas. A leitura é um hábito que contribui para o enriquecimento intelectual de cada leitor, desenvolvendo seu senso crítico e despertando-o para novas experiências, todavia, as pessoas dedicam cada vez menos tempo à literatura. Despertar o interesse dos estudantes do IFRS - Campus Canoas sobre os textos do autor de “Dom Casmurro” através de eventos e atividades estratégicas é uma realidade promovida pelo Projeto de Ensino Releituras Machadianas desde 2016. Durante o “novo normal”, um novo objetivo foi traçado: estimular a literatura em meio à pandemia de Covid-19. Como solução, utilizou-se as tecnologias de comunicação tão comuns à geração Z, facilitando o entendimento dos textos do século XIX, assim como da atemporalidade das questões abordadas. Durante a quarentena, os “Encontros com Machado”, reuniões semanais para a leitura dos contos, ocorrem remotamente. O projeto criou contas em redes sociais, Instagram e Facebook, as quais são fomentadas com conteúdos relacionados ao conto lido na semana. Disponibiliza-se aos seguidores no feed das redes, informações como: resumo, frases, personagens, contextualização, assim como a crítica trazida em cada obra advinda de estudos teóricos que embasam o projeto. Através das postagens, os seguidores são direcionados a compreender a história escrita por Machado por meio de pequenos textos, com uma linguagem contemporânea, de forma que os escritos tornam-se mais atrativos ao público em geral, incluindo os estudantes que seguem o projeto. Atualmente, a conta “Releituras Machadianas” conta com aproximadamente 100 seguidores, público mais numeroso que o atingido presencialmente nos anos anteriores. Além desses recursos, estão sendo propostas parcerias com outros projetos, para relatar as histórias dos textos machadianos em diferentes contextos, como vídeos e podcasts. Facilitando o acesso dos estudantes às obras originais. O Projeto Releituras Machadianas vem se adaptando à situação ocasionada pela pandemia, aos poucos, as práticas adotadas estão apresentando resultados positivos através do engajamento nas redes sociais. Discutir Machado de Assis através de tecnologias tão típicas da contemporaneidade é mais uma prova da importância e relevância deste autor, independente do tempo e espaço.

Baixar arquivo PDF