O ENSINO DE CIÊNCIAS EXATAS EM TEMPOS DE PANDEMIA: TENDÊNCIAS E POSSIBILIDADES

Autores:

  • Patrícia Ignácio
  • Júlia Daiza Kayser

Ano: 2020

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Exatas e da Terra

Resumo:
O cenário atual trouxe consigo a constante necessidade de ressignificação, apropriação de um novo espaço, com novos métodos de ensino que possibilitem alcançar resultados próximos aos já conquistados antes do contexto de isolamento social, ordenado por consequência da pandemia. Mesmo com a existência e a alternativa do ensino a distância antecedente ao período de isolamento, o contexto da Pandemia de COVID-19 deixou explícita a necessidade de professores e professoras (re)pensarem e (re)conhecerem novas formas e jeitos de promover o aprendizado. As metodologias visam a compreensão das formas empregadas no ensino de Ciências Exatas, sob a perspectiva das atividades efetuadas no período de ensino remoto conforme o que propõe a matriz curricular escolar, explorando uma adaptação perante a realidade que nos cerca. Essa adaptação tem se dado pelos diversos fatores externos à Escola, os quais influenciam em como os alunos irão desempenhar a demanda do ano letivo. Nesse contexto, o objetivo principal deste trabalho, o qual integra o projeto de pesquisa “O Ensino de Ciências Exatas em Tempos de Pandemia – Tendências e Possibilidades”, orientado pela Profª. Dra. Patrícia Ignácio, é mapear as metodologias de ensino e os recursos utilizados por professores de uma Escola de Ensino Médio do Município de Santo Antônio da Patrulha para o Ensino de Física, Matemática e Química, a fim de visualizar as maneiras as quais desenvolveu-se o ensino de Ciências Exatas em tempos de pandemia. De acordo com a análise de dados já adquiridos até o devido momento, foi possível perceber que o índice de desenvolvimento escolar das respectivas turmas de Ensino Médio para o Ensino de Ciências Exatas está ligado principalmente aos aplicativos Google, e fatores favoráveis ao desenvolvimento dos alunos acabam sendo descritos pelo tempo que o aluno dispõe para atividades escolares, os recursos que têm à disposição para desempenhar essas atividades propostas pela ementa, fatores que soam sutis, mas no que diz respeito ao nível de participação e também de desempenho resumem bem o motivo de tais justificativas.

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