ARTEFATOS CULTURAIS E ESCOLA: IDENTIDADES E SIGNIFICADOS QUE REVERBERAM ATRAVÉS DA CULTURA

Autores:

  • Patrícia Ignácio
  • Luisa Reinheimer Kreche

Ano: 2020

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas

Resumo:
O presente trabalho integra o projeto de pesquisa “O que ensinam os artefatos culturais que transitam no espaço/tempo da escola”, iniciado no ano de 2019, sob orientação da Professora Doutora Patrícia Ignácio, e desenvolvido na Universidade Federal do Rio Grande – FURG, Campus Santo Antônio da Patrulha. Este projeto tem como principal atividade investigar os significados que reverberam nos artefatos provenientes da cultura, bem como os significados partilhados pelos sujeitos escolares. O objetivo deste trabalho é apresentar os resultados, compilados, a partir de um formulário on-line aplicado junto a alunos de uma escola de ensino básico da Região Metropolitana de Porto Alegre. Este formulário foi desenvolvido com a intenção de compreender quais artefatos os alunos, que estudavam entre o 5º e o 9º ano do Ensino Fundamental consumiam em tempos de Pandemia, uma vez que estavam predominantemente em casa. Para sensibilizar o olhar mediante os temas pesquisados, autores dos Estudos Culturais, dos Estudos acerca da Mídia e das Pedagogias Culturais foram estudados no decorrer do trabalho por sua representatividade nos temas referidos anteriormente, como Bauman (2005), Costa (2009), Duarte (2002), Fischer (2001), Hall (1997), Steinberg e Kincheloe (2004) e Wortmann (2015) dentre outros. Os resultados provenientes do formulário apontam que, os principais artefatos culturais consumidos pelos alunos, ou por sua maioria, são redes sociais de forma geral, filmes, majoritariamente citados os gêneros de ação e comédia, músicas, tendo como estilos mais ouvidos funk e sertanejo, séries, influenciadores, dentre outros. No decorrer do trabalho é explicitada a relação desses artefatos culturais, com a formação da identidade do sujeito escolar e, por conseguinte, a necessidade de que profissionais de educação, professores, possuam alguns entendimentos sobre os dizeres provenientes desses objetos de consumo.

Baixar arquivo PDF