Responda e aprenda: aprendendo Astronomia através de um jogo.

Autores:

  • Marla Heckler
  • Michele de Lemos Sifuentes

Ano: 2020

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Extensão - Educação

Resumo:
O presente trabalho tem como objetivo desenvolver um jogo para tornar o aprendizado de Astronomia mais dinâmico e divertido, fazendo com que os alunos possam interagir e ampliar seus conhecimentos sobre o tema no contexto da pandemia. Na literatura, os jogos são vistos como uma ferramenta lúdica de aprendizado que pode ser usada para melhorar o entendimento sobre um determinado tema, além de desenvolver as habilidades cognitivas, sociais e emocionais dos alunos. Pensando nisso, desenvolvemos um jogo tendo como base o Responde ou Passa, no qual os alunos devem responder a pergunta ou passar a vez. Além de modificar algumas regras, o adaptamos para o uso online. O jogo de cartas construído poderá ser utilizado tanto presencialmente quanto virtualmente. A versão para uso online foi desenvolvida no Kahoot, para que os participantes possam interagir e aprender mesmo estando a distância. Além disso, o jogo será aplicado em módulos das Oficinas do Clube de Astronomia do IFRS/Campus Osório que abordarão os mais diversos assuntos astronômicos com foco principal no Sistema Solar. Portanto, jogos são um recurso didático interessante que pode promover a aprendizagem em sala de aula ou online. Além de facilitar a aprendizagem do conteúdo proposto, permite o desenvolvimento de diversas habilidades e competências necessárias na formação de cidadãos conscientes e críticos tais como ler e interpretar regras, tomar decisões, aprender com o erro, analisar, planejar e propor soluções. Palavras chaves: Aprendizagem lúdica. Astronomia. Ensino online.

Baixar arquivo PDF