Um programa de divulgação científica e tecnológica - o dTEC: diálogos com tecnologia

Autores:

  • Marcelo Vianna
  • Maurílio Quadros da Rosa

Ano: 2020

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Extensão - Educação

Resumo:
Com intuito de estabelecer conversas sobre temas ligados à tecnologia, presentes no cotidiano da sociedade, foi criado, no ano de 2017, o programa de Extensão “dTEC – Diálogos com Tecnologias”, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - campus Osório. O programa busca uma mudança de paradigmas ao mostrar que pessoas leigas podem compreender a influência de impactos científicos e tecnológicos referentes aos aspectos socioculturais, econômicos e políticos. Para isso o dTEC proporciona ações para ampliar o alcance dos temas apresentados, realizando sessões de filmes documentais ou ficcionais, publicações e interações em redes sociais sobre tópicos da informática e de interesse da comunidade com temas relacionados a projetos do câmpus Osório. Todavia, a principal intervenção do dTEC era a oferta de palestras presenciais, no qual os especialistas convidados pelo programa proporcionam debates com foco em diferentes temáticas. As palestras do dTEC envolveram a comunidade local, recebendo um variado público da região e também contemplando os discentes dos cursos de nível médio e superior do campus Osório, bem como participantes externos de outras instituições de ensino da região. Assim, numa linguagem simples, as pessoas compreendem a tecnologia no meio social, abrangendo relevantes questões, tais como as questões de gênero (como o papel da mulher no mundo da informática) e qualificação profissional (com a criação de FabLabs, automação industrial na sociedade de consumo, o profissional do futuro), entre outros. Entretanto, em 2020, o programa procurou redefinir suas prioridades, afastados fisicamente e reavaliando o projeto para continuar as suas ações, o dTEC vai priorizar a realização de ações on-line envolvendo projetos desenvolvidos no IFRS. Funcionando como divulgador científico e de experiências, sendo compartilhadas através do Instagram e Facebook. Algumas ações nesse sentido já foram realizadas, divulgando projetos destaques do campus com entrevistas com envolvidos nas pesquisas. O dTEC proporciona, por meio de seus conteúdos e ações, que a sociedade possa conhecer melhor os projetos realizados no campus. De forma simplificada, esse público compreende as tecnologias envolvidas, os temas das pesquisas e as ações realizadas no instituto, desenvolvendo uma consciência do que ocorre no desenvolvimento científico da região.

Baixar arquivo PDF