Educação de Jovens e Adultos: reflexões sobre a repetência excludente no ensino regular e o retorno para a escola

Autores:

  • Alexandre Ricardo Lobo de Sousa
  • MARCOS EVALDT DE BARROS

Ano: 2020

Nível de Ensino: Pós-Graduação

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas

Resumo:
O presente trabalho estimula uma reflexão relativa à Educação de Jovens e Adultos - EJA, a partir da análise do contingente de alunos oriundos da repetência no ensino regular. Nesse sentido, defende-se a ideia de que, em muitos casos, a repetência exprime mais uma forma de exclusão social, que ocorre entre os muros da escola. Entendendo os objetivos de uma educação de jovens e adultos, bem como a realidade dos mesmos, poderemos discutir sobre quais projetos, ferramentas pedagógicas, ou outras ações escolares devemos fazer emergir. Poderemos, também, reforçar, atenuar, inovar projetos em diversas categorias. No âmbito das problematizações, apresenta-se o apoio teórico de vários autores expoentes na área da Educação, como por exemplo: Álvaro Vieira Pinto, Paulo Freire e Miguel Arroyo. Com relação aos processos metodológicos, o estudo consiste em uma pesquisa de abordagem qualitativa, com a utilização de pesquisas bibliográficas para a coleta de dados. Como resultado parcial do estudo, percebeu-se que os jovens e os adultos que voltam às salas de aula estão em busca de respostas para suas angústias. Estão em busca do direito à educação. Querem, também, um caminho para entenderem a si mesmos. Por fim, destaca-se que o melhor entendimento dos objetivos da educação de jovens e adultos pode permitir melhores discussões acerca de futuras ações para a modalidade.

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