Tópicos em Educação Antirracista: um Projeto de Extensão do Campus Alvorada

Autores:

  • Natália Ceconelo Rodrigues
  • Victória Costa Alves Mariano
  • Giselle Maria Santos de Araujo
  • Stephanie Machado Paré

Ano: 2020

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Extensão - Educação

Resumo:
O projeto educacional apresenta-se como ação de extensão com o objetivo de dar formação a professores, funcionários e alunos tanto da comunidade externa quanto do Campus Alvorada para a prática de uma educação antirracista. Ancorados na Lei 10.639, buscamos discutir temas e questões relativas ao racismo e à educação antirracista, tendo como ponto de partida textos de literatura brasileira de escritoras negras. O projeto foi realizado em dez encontros online semanais de duas horas de duração, mediados por tecnologias de rede, como os aplicativos Google Classroom e Google Meet. Justifica-se a ação de extensão pelo fato de a cidade de Alvorada possuir a segunda maior taxa em homicídios de jovens negros do Rio Grande do Sul, violência que muitas vezes começa na escola, quando a mesma expressa em sala de aula o racismo institucional. Uma educação antirracista é aquela que permite que todos tenham sua identidade e história acolhidas no espaço escolar. Para isso, é necessário que todos os profissionais da educação compreendam como o racismo se manifesta afim de criar coletivamente um plano de ação para superá-lo. O projeto de extensão Tópicos em Educação Antirracista surge como uma ferramenta para a aplicação desse plano de ação. Os tópicos abordados foram diáspora negra no Atlântico Sul, racismo estrutural, racismo institucional, racismo aversivo, racismo recreativo, colorismo, apropriação cultural, amor afrocentrado, empoderamento negro, intolerância religiosa, feminismo negro e interseccionalidade. O projeto contou com 80 participantes assíduos, sendo 62% formado por pessoas negras, 63% com ensino superior e 71,3 % professores das redes municipal e estadual. Em relação às regiões abarcadas pelo projeto, 36% dos participantes foram das regiões de Porto Alegre e Grande Porto Alegre (Alvorada, Viamão, Canoas, Guaíba, Gravataí e Cachoeirinha). Mas tivemos também participantes do Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Paraíba, Bahia e Pernambuco, e Cidade do México. Os participantes se envolveram ativamente na construção do diálogo para a compreensão tanto das questões relativas ao racismo e às questões étnicos-raciais quanto das práticas educativas antirracistas que foram geradas a partir dos debates. Vários profissionais relataram mudanças em práticas educativas a partir do conhecimento obtido no projeto.

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