PROJETO EXERCENDO A CIDADANIA PARA CONHECER A FÍSICA ENVOLVIDA NAS ELEIÇÕES

Autores:

  • Vanessa Petró
  • Verônica Luiza Finimundi

Ano: 2020

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Exatas e da Terra

Resumo:
O presente trabalho foi executado no período de outubro de 2020 com durabilidade de 4 semanas, sendo um projeto interdisciplinar realizado entre as disciplinas de filosofia e física proposto para uma turma de ensino médio noturno. Tendo em vista que o período de pleito eleitoral estava previsto para o mês de novembro, as professoras propuseram 3 aulas explicativas, um debate, e a confecção de um infográfico sobre os assuntos tratados. O principal intuito do debate foi fazer os alunos reconhecerem seus direitos como cidadãos, desenvolver senso crítico para fazer boas escolhas na hora de escolher representantes para sua cidade, estado, país; conhecer os seus direitos e deveres como cidadão e também os direitos e deveres do estado; exercer um papel de protagonista na atuação do Estado. Os principais assuntos abordados nas 3 primeiras aulas foram: justiça, atuação do Estado, política, circuitos elétricos, “gatos” elétricos, sistemas de internet. Os alunos demonstraram interesse no momento da apresentação do projeto e isso se mostrou firme até o momento do debate que teve duração de mais de 1 hora onde assuntos se intercalaram de forma intensa. Dos assuntos tratados podemos destacar os assuntos que mais foram citados nos infográficos: “a importância das autoridades nas decisões”, “ a influência dos pais e familiares na tomada de decisões particulares”, “Buscar notícias em sites confiáveis, adquirir mais conhecimento antes de sair compartilhando qualquer coisa”, “Quando temos conhecimento de algo que fazemos é errado, devemos parar de praticar e não se aproveitar para continuar fazendo.”. Tendo em vista essas respostas, conclui-se que os objetivos de foram alcançados de forma concreta e construtiva.

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