Em busca do vínculo permanente - dados públicos e acompanhamento de egressos pelos Institutos Federais

Autores:

  • Nicoli Waschburger Mendonça
  • Isadora Taylor de Souza Munari
  • Eloíse Bocchese Garcez
  • Giovanna Rangel Mazon
  • Marcelo Vianna

Ano: 2020

Nível de Ensino: Ensino Médio e Ensino Médio Técnico

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas

Resumo:
O projeto Caminhos para a Autonomia tem como principal preocupação identificar e acompanhar as trajetórias de ex-estudantes do Ensino Médio Integrado do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul - Campus Osório. Estabelecer o projeto tem exigido conhecer mais sobre as políticas de egressos existentes nos Institutos Federais, tendo em vista que são meios que permitem compreender as trajetórias de ex-estudantes formados em relação ao mundo do trabalho, contribuindo para o aperfeiçoamento dos processos de ensino e aprendizagem. Embora seja notória a importância de se conhecer os egressos (aqueles que completaram algum dos cursos oferecidos pela instituição), obter informações sobre políticas, ações e dados não são evidentes, o que sugere um descompasso entre o que é idealizado e o que é efetivado como prática de acompanhamento e integração de egressos na comunidade escolar. Com base nessa percepção, o objetivo deste trabalho é apresentar um levantamento das experiências institucionais envolvendo o acompanhamento de egressos nos Institutos Federais. Como metodologia, a pesquisa propôs identificar entre os 38 IFs aqueles que possuem informações disponíveis em portais de egressos, documentos e demais dados públicos, de modo a compreender como propõem e tornam públicas o acompanhamento de seus egressos. Como resultado preliminar, foi percebido que uma minoria dos IFs torna pública informações de suas políticas e dados sobre egressos. Elas se apresentam de maneiras distintas, como as instituições que priorizam apenas a publicação dos documentos norteadores das políticas de egressos até os que apresentam sínteses de dados coletados à comunidade. Essas diferenciações, que são presentes inclusive entre campi, podem apontar para carências institucionais que prejudicam a continuidade de ações que visam uma formação continuada e o contato próximo daqueles que tiveram uma etapa importante de suas vidas como estudantes nos IFs.

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