O papel do estágio supervisionado na construção da profissionalidade de futuros docentes

Autores:

  • Rafaela Fetzner Drey
  • Anna Tereza Rempel Chollet

Ano: 2020

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Linguística, Letras e Artes

Resumo:
Muitos professores atuantes manifestam dificuldades em seu fazer docente devido a lacunas em sua formação inicial, o que sugere que os cursos de licenciatura não atendem de forma satisfatória seu objetivo principal - formar docentes que possam atuar de forma eficaz nas práticas de sala de aula. Com base nisso, o presente trabalho busca compreender como se constitui a profissionalidade de licenciandos dos cursos de Letras - Língua Inglesa e Matemática; e qual é o impacto das práticas de ensino realizadas durante a formação inicial - no âmbito desta pesquisa, o momento do estágio supervisionado. Para dar conta disso, o projeto analisa os quatro níveis da chamada ZPTD – Zona de Desenvolvimento Proximal Profissional Docente (WARFORD, 2011), relacionado ao conceito de ZDP – Zona de Desenvolvimento Proximal (Vygotsky), abordado em um projeto macro anterior a este (DREY e SELISTRE, 2019). Nesta pesquisa, estão sendo aprofundadas as análises do nível IV da ZPTD, que diz respeito às reflexões dos futuros professores sobre suas práticas no estágio e como elas podem construir sua profissionalidade. Assim, esta pesquisa se caracteriza como sendo de abordagem bibliográfica e documental, na qual analisamos os relatos dos licenciandos em seus relatórios de estágio produzidos em duas disciplinas de Estágio Supervisionado (em cursos de Licenciatura em Letras e Matemática). Essa análise é feita sob uma perspectiva discursiva-textual (MACHADO e BRONCKART, 2009) de base qualitativa e interpretativa, na qual buscamos elementos linguísticos que demonstrem reflexões dos alunos-professores sobre suas práticas. Os resultados parciais parecem apontar que alguns alunos conseguem construir sua profissionalidade através da experiência prática oportunizada pelos estágios supervisionados, contando com a assessoria de pares mais experientes, como o professor orientador do estágio e os próprios colegas. Estes apontamentos nos permitem observar como o conceito de ZPTD pode auxiliar na compreensão da constituição de um futuro professor, almejando a proposição de metodologias de formação docente mais eficazes nos cursos de licenciatura.

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