Autores:
Ano: 2020
Nível de Ensino: Ensino Superior
Área do Conhecimento: Pesquisa - Linguística, Letras e Artes
Resumo:
Muitos professores atuantes manifestam dificuldades em seu fazer docente devido a
lacunas em sua formação inicial, o que sugere que os cursos de licenciatura não
atendem de forma satisfatória seu objetivo principal - formar docentes que possam
atuar de forma eficaz nas práticas de sala de aula. Com base nisso, o presente
trabalho busca compreender como se constitui a profissionalidade de licenciandos dos
cursos de Letras - Língua Inglesa e Matemática; e qual é o impacto das práticas de
ensino realizadas durante a formação inicial - no âmbito desta pesquisa, o momento
do estágio supervisionado. Para dar conta disso, o projeto analisa os quatro níveis da
chamada ZPTD – Zona de Desenvolvimento Proximal Profissional Docente
(WARFORD, 2011), relacionado ao conceito de ZDP – Zona de Desenvolvimento
Proximal (Vygotsky), abordado em um projeto macro anterior a este (DREY e
SELISTRE, 2019). Nesta pesquisa, estão sendo aprofundadas as análises do nível IV
da ZPTD, que diz respeito às reflexões dos futuros professores sobre suas práticas no
estágio e como elas podem construir sua profissionalidade. Assim, esta pesquisa se
caracteriza como sendo de abordagem bibliográfica e documental, na qual analisamos
os relatos dos licenciandos em seus relatórios de estágio produzidos em duas
disciplinas de Estágio Supervisionado (em cursos de Licenciatura em Letras e
Matemática). Essa análise é feita sob uma perspectiva discursiva-textual (MACHADO
e BRONCKART, 2009) de base qualitativa e interpretativa, na qual buscamos
elementos linguísticos que demonstrem reflexões dos alunos-professores sobre suas
práticas. Os resultados parciais parecem apontar que alguns alunos conseguem
construir sua profissionalidade através da experiência prática oportunizada pelos
estágios supervisionados, contando com a assessoria de pares mais experientes,
como o professor orientador do estágio e os próprios colegas. Estes apontamentos
nos permitem observar como o conceito de ZPTD pode auxiliar na compreensão da
constituição de um futuro professor, almejando a proposição de metodologias de
formação docente mais eficazes nos cursos de licenciatura.