Totalizando Zero: utilizando a metodologia jogos para o ensino de operações com números inteiros

Autores:

  • Luana Martins Wolker
  • JENIFER CASSANDRA DA SILVA OLIVEIRA
  • Fabiana Gerusa Leindeker da Silva
  • VANESSA KARINA GAROFALI

Ano: 2020

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Ensino - Ciências Exatas e da Terra

Resumo:
Serão apresentadas reflexões sobre uma oficina desenvolvida por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), que são licenciados em Matemática pelo IFRS-Campus Osório. A experiência ocorreu em 2019, com 24 alunos do 7º ano do ensino fundamental de uma escola pública de Osório/RS; e objetivava retomar os conceitos de adição e subtração com números inteiros a partir da metodologia jogos. O jogo proposto chama-se “Totalizando Zero” e consiste em uma adaptação do jogo espanhol Escoba. Para desenvolvê-lo, os alunos foram divididos em quartetos, sendo que para cada grupo foram necessárias quarenta cartas, numeradas de -10 a -1, -10 a -1, 1 a 10, e 1 a 10. Inicialmente, foi distribuído para cada aluno três cartas e foram dispostas quatro cartas na mesa. Cada aluno deveria buscar combinar uma das cartas de sua mão com uma ou mais cartas da mesa, de modo que a soma das cartas fosse igual a zero. Se conseguisse realizar a combinação, as cartas combinadas deveriam ser separadas do jogo. Caso não conseguisse realizar nenhuma combinação, deveria descartar uma de suas cartas na mesa, de modo que os demais jogadores pudessem utilizá-la para fazer combinações. Conforme as cartas das mãos de todos os jogadores acabassem, cada um deveria receber mais três cartas. O jogo se encerra quando os jogadores não tiverem nenhuma carta em mãos e não for possível repor as três cartas, vencendo quem tiver o maior número de cartas combinadas. Essa oficina justifica-se pois os documentos oficiais do Ensino Básico brasileiro destacam a importância da aprendizagem dos números inteiros no ensino fundamental e sugerem a utilização dos jogos neste nível de ensino. Os resultados dessa oficina mostraram-se benéficos à aprendizagem dos alunos, que retomaram conceitos números inteiros de forma lúdica, sendo estimulados a realizarem cálculos mentais. Desta forma, conclui-se que a oficina de extensão foi benéfica aos licenciandos, que tiveram a oportunidade de vivenciarem uma situação real de ensino; e para os alunos do ensino fundamental, que se mostraram entusiasmados e motivados com a atividade, sugerindo que os jogos fossem utilizados mais vezes em sala de aula.

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