Atendimento Educacional Especializado: demandas e desafios para a educação inclusiva em contextos sul-rio-grandenses

Autores:

  • Helena Venites Sardagna
  • Ana Paula da Cunha Góes

Ano: 2020

Nível de Ensino: Ensino Superior

Área do Conhecimento: Pesquisa - Ciências Humanas

Resumo:
O estudo exposto relaciona-se ao projeto “Educação e Processos Inclusivos: delineando o contexto educacional Sul-rio-grandense”, vinculado ao Grupo de Pesquisa em Educação e Processos Inclusivos (GPEPI), que objetiva pesquisar o contexto da educação pública de municípios do Rio Grande do Sul. O recorte para essa apresentação é de três municípios, quais sejam: Tramandaí, Capivari do Sul e Cidreira. O objetivo foi analisar práticas e demandas para a perspectiva inclusiva e a prática do Atendimento Educacional Especializado a partir da concepção de equipes gestoras de secretarias de educação e de escolas dos municípios pesquisados. Pesquisas anteriores deste mesmo Grupo de Pesquisa sinalizam um número significativo de demandas não atendidas, o que impede o cumprimento efetivo da Política de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva prevista em dispositivos legais como a Resolução n° 04/2009, o Decreto n° 7.611 de 2011 e a Lei nº 13.146 de 2015. A metodologia foi um estudo exploratório e descritivo e a coleta se deu por entrevistas com questões semiestruturadas. O exercício analítico se baseou no confronto entre o campo conceitual da educação inclusiva, a legislação vigente e o campo empírico do contexto pesquisado. Os resultados indicam que as demandas elencam dificuldades na adaptação curricular e na execução da prática pedagógica; na carga horária exaustiva de docentes; no suporte financeiro; e na ausência de apoio pedagógico para atender as especificidades dos alunos. Conclui-se que apesar do movimento das escolas para concretizar a educação inclusiva, ainda há a necessidade do fortalecimento de ações, tanto por parte do poder público para suprir as demandas em termos financeiros, estruturais e de recursos humanos, quanto por parte das equipes das escolas no aspecto pedagógico. Palavras-chave: Atendimento Educacional Especializado; Educação Especial; Educação Inclusiva

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